Já fez a manutenção?

O carro te leva com segurança para todos os lugares que você quer ir, mas exige que você cuide bem dele, a fim de manter um bom funcionamento. Cuidar do carro é extremamente importante para chegar sempre ao seu destino com completa segurança. Algumas coisas merecem ser feitas em toda revisão, para manter o veículo com a manutenção em dia e evitar possíveis problemas mecânicos, elétricos e até estéticos. Tudo isso se chama manutenção preventiva, isto é, a manutenção que é voltada a prevenir problemas no veículo, e não apenas corrigi-los. Nessa matéria, conversamos com Wanderson Peixoto, da 900 HP, representante Michelin na região e vamos relembrar alguns itens de extrema importância para ter esse cuidado. Óleo do motor “O óleo do motor do seu carro é responsável pela lubrificação das partes metálicas internas do mesmo. Para que tudo funcione perfeitamente, o motor não pode trabalhar fora do nível indicado na vareta de óleo. Você mesmo pode verificar o nível de óleo, é muito fácil, simplesmente puxando a vareta e vendo onde o nível do óleo está. Esse procedimento deve ser feito de preferência pela manhã e antes de dar a primeira partida do dia no motor. Dessa forma, o óleo estará todo no cárter e a medição será mais precisa. Você deve levar o seu carro para uma troca de óleo seguindo sempre a orientação e a especificação do fabricante, aumentando a frequência da troca se você tem um uso mais intenso do veículo. Vale ressaltar que, mesmo não tendo atingido a quilometragem para a próxima troca, a orientação é fazê-la por tempo, não passar de um ano com o mesmo óleo, pois, com o tempo, o mesmo vai perdendo sua qualidade. A mudança de óleo é um dos procedimentos mais básicos de manutenção do carro. Além do óleo, o correto é que seja trocado também o filtro. Verifique sempre embaixo do carro por vazamentos, bem como a cor do óleo, para saber se está queimando ou se há partículas sólidas de desgaste excessivo do motor no óleo”. Pressão e estado dos pneus “Uma sugestão é que, ao chegar a um posto de combustíveis para abastecer, uma vez a cada 15 dias, pedir ao frentista para conferir a calibragem dos pneus, inclusive do estepe; este só é lembrado quando estamos no sufoco. Os pneus usados com calibragem inadequada podem causar rupturas, que levam a acidentes. Normalmente, na coluna do lado do motorista tem a informação da pressão correta dos pneus. Conforme indicação do fabricante, quando o carro está com a capacidade de carga total, a pressão deve ser alterada. Pressão errada dos pneus afeta a dirigibilidade e a eficiência de consumo de combustível. Aproveite e verifique o estado dos aros, o desgaste dos pneus, e o estado dos mesmos, para identificar possíveis problemas antes que eles saiam do controle. Quanto ao desgaste, procure o TWI, que é aquele ‘taco’ que tem na banda de rodagem e indica a hora de trocá-los”. Alinhamento e balanceamento das rodas do veículo “Alinhamento e balanceamento são essenciais para preservar os pneus e estão diretamente relacionados com a segurança e conforto. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades. O alinhamento podemos observar de diferentes maneiras: desgaste irregular ou rápido dos pneus; o carro estar ‘puxando’ ou afastando-se de uma linha reta; sair de uma linha reta em uma estrada plana; raios do volante para um lado, enquanto dirigindo em uma estrada reta e plana”. Na próxima edição, falaremos sobre a importância de freios, filtros de ar, sistemas elétrico e de luzes e outros tópicos para a manutenção dos carros. E Wanderson faz ainda um convite: “Aos leitores do Mania de Saúde, nós, da 900HP, o seu espaço Michelin em Campos dos Goytacazes, colocamo-nos à disposição para fazer esse checklist (avaliação) totalmente grátis. Ligue-nos nos números (22) 3033-0900 ou 999773900 e agende sua avaliação”.
Wanderson Peixoto, proprietário da 900 HP, representante Michelin na região