Com a retomada das atividades econômicas após a quarentena provocada pelo coronavírus, muitas empresas se viram diante de um cenário totalmente novo e desafiador, tendo que se adaptar ao chamado “novo normal”. Nesse sentido, a saúde dos trabalhadores entra cada vez mais em evidência e, sem dúvidas, vem sendo uma das grandes preocupações de inúmeras empresas em todo o planeta.
Por isso a medicina ocupacional tem exercido um papel cada vez mais relevante, como explica, ao Mania de Saúde, o médico psiquiatra Dr. Leonardo Bacelar, Diretor da Clínica Proteus, que, mesmo com as restrições de exames decretadas pelo governo no começo da pandemia, desempenhou um importante papel de consultoria às empresas de uma forma geral, auxiliando-as no combate ao tão temido vírus.
“A chegada da pandemia acabou alterando em muito a nossa rotina. Afinal, ela pegou todo mundo de surpresa. E, com os decretos governamentais, houve o fechamento da indústria e de todo tipo de comércio, que foram se adaptando e abrindo gradualmente. Sendo assim, na parte ocupacional, foi feito apenas o extremamente necessário, por conta das empresas que não podiam interromper suas atividades. Isso porque o governo permitiu que a gente só trabalhasse com exames demissionais e, em casos muito específicos, com os outros exames. Desse modo, acabamos atendendo só algumas empresas que tinham necessidade e prestando um serviço também de consultoria, com relação à parte médica, sobre o que fazer em relação ao coronavírus”, explica Dr. Leonardo. “Houve um importante trabalho sobre como se proteger, reforçando a prevenção, os cuidados gerais, demonstrando quem afastar do trabalho ou não, prestando essa consultoria para as empresas, com foco no planejamento e na contenção do avanço de doenças. Foi uma forma de organização bem peculiar, porque ninguém sabia muita coisa e a gente foi buscando informações com os órgãos de saúde para ajudar a criar ou modificar protocolos em cada empresa”.
Há mais de uma década cuidando da saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho do maior ativo de cada empresa – seus colaboradores – a Proteus se tornou referência em medicina ocupacional e engenharia de segurança do trabalho na região. Basta lembrar que ela foi a primeira empresa da região Norte Fluminense a obter a certificação ISO 9001 em todos os seus processos e obteve a sua recertificação na versão ISO 9001:2015, demonstrando a preocupação e a seriedade com que executa os seus serviços, como ressalta Dr. Leonardo.
“Renovamos agora o nosso certificado da ISO 9001, passando por mais uma auditoria externa, o que comprova nosso compromisso com a qualidade. Isso porque todos os nossos processos são certificados, desde o atendimento até a entrega dos exames. Temos, assim, um forte sistema de gestão de qualidade, para que não aconteça nenhuma falha em nenhuma etapa desse processo. Em 2015, houve a nossa primeira certificação e, anualmente, é feita uma auditoria de manutenção. Em 2018, nós recertificamos e, desde então, realizamos as auditorias anuais de manutenção. Em 2021, portanto, será uma nova recertificação, o que é muito importante para os nossos processos”, afirmou.
Dr. Leonardo lembra que a própria Proteus foi um grande exemplo de cuidados durante a pandemia, com a elaboração de diversos protocolos de segurança e higiene, além da otimização e do espaçamento de seus atendimentos. O diretor comenta, nesse sentido, como tem visto a retomada do comércio, que vem ficando cada vez mais ativo nas cidades da região. “As empresas estão retomando aos poucos. Muitas delas sofreram bastante com essa pandemia, tanto o pequeno, quanto o grande comércio, passando por bares e restaurantes, além de escolas, que ainda estão fechadas. A gente tem dado todo o suporte necessário às empresas nesse momento. E, naturalmente, já vemos uma retomada do mercado, pois o movimento aumentou esse mês e estamos percebendo um crescimento maior até das marcações na clínica. Mas o importante, se falando no comércio em geral, é que essa retomada seja feita com cuidado, a fim de preservar a saúde de todos”.