
Aos poucos a nossa rotina parece estar voltando ao normal, ou, o que podemos chamar agora de “novo normal”. Mas é importante que nessa volta às atividades, não deixemos de lado os cuidados com a nossa pele, principalmente a do rosto, que é nosso cartão de visita. É preciso que tenhamos uma rotina diária de cuidados, para ostentar sempre uma pele bonita e saudável.
Conversamos com a médica dermatologista Dra. Roberta Cesário, que explica quais são os cuidados que devemos ter em nosso dia a dia para cuidar bem do rosto. “Eu indico dois momentos ao dia. O primeiro pela manhã e o segundo à noite. A base desses dois momentos deve ser a limpeza da pele. Falando da face, os produtos devem ser de qualidade e específicos para cada tipo de pele (oleosa, ressecada, mista). Isso é importante para remover a oleosidade que ocorre durante a regeneração da pele, que acontece à noite. Por isso é importante essa limpeza pela manhã. Além disso, todo produto que você for aplicar, deve ser feito sobre uma pele limpa, caso contrário, a pele não vai absorver a ação desses produtos. Essa limpeza pode ser feita com loções ou sabonetes específicos. Importante lembrar que o sabonete não deve ser o mesmo do corpo, porque a pele do rosto tem uma composição de gordura diferente do restante do corpo e é mais sensível. O segundo passo, também fundamental, é a tonificação da pele, para remover resquícios da loção que tenha ficado. Além disso, esta etapa refresca e restaura o pH natural. Existem produtos para isso com e sem álcool, dependendo também do tipo de pele. No caso da pele mista, pode-se usar a versão sem álcool. Mas nas pessoas com a pele muito oleosa, pode ser necessário usar com álcool, o que vai ajudar a segurar um pouco a oleosidade. O terceiro passo são os cuidados especiais, caso de quem esteja tratando alguma patologia ou inconformidade da pele, como acne, melasma, antienvelhecimento, rosácea, eczema seborreico, etc. Então, após lavar e tonificar, vamos usar os produtos específicos para o tratamento que estamos fazendo”.
Dra. Roberta prossegue explicando os passos seguintes. “A partir daí vêm os cuidados básicos, que se baseiam na hidratação e na proteção. A hidratação também deve seguir o modelo dos passos anteriores e ser específica para cada tipo de pele. Lembrar que a área dos olhos pode requerer um produto específico, que não cause irritação e que é uma região que tende a ressecar bastante. E chegamos à proteção solar. Alguns produtos já vêm com algum fator de proteção, a maioria FPS 15, mas isso não é suficiente. Então o ideal é que por cima se aplique o protetor solar, que, novamente, deve ser específico para o tipo de pele e da patologia que porventura esteja sendo tratada. Por exemplo, no caso do melasma, é necessário que haja um protetor físico, algo que cubra a mancha. Para acne, já é recomendado protetores bem secos. Outros fatores vão interferir também, como a quantidade de melanina que a pessoa tem, a estação do ano, o grau de exposição solar, etc”.
Dra. Roberta finaliza falando dos cuidados com a pele ao final do dia. “À noite, o primeiro passo também é a limpeza, associada ao uso de demaquilantes. Existem alguns produtos que são 3 em 1: limpam, tonificam e removem a maquiagem e são muito úteis. Em seguida vem os cuidados especiais para quem está fazendo algum tipo de tratamento, lembrando que existem alguns produtos mais específicos com quantidade de ácidos e substâncias fotossensibilizantes que não podem ser usados durante o dia”.