Se liga nesse exemplo do Laboratório Plínio Bacelar!

Laboratório Plínio Bacelar ganha reforço de peso: a implantação de uma Usina de Energia Solar

Ao longo de sua história, o Laboratório Plínio Bacelar angariou as mais importantes certificações de qualidade do setor, como a do DICQ – Sistema Nacional de Acreditação (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas) e a do ISO 9001: 2008 – pelo Bureau Veritas, que comprovam o padrão de excelência do Laboratório, mantendo-o em elevado nível de credibilidade por mais de seis décadas na área de análises clínicas em nossa região.
Entre os muitos fatores que corroboram para esse sucesso – além de toda a capacidade técnica e científica do Laboratório Plínio Bacelar – está o programa de Gestão Ambiental, que reúne uma série de atividades administrativas e operacionais cujo objetivo é reduzir os impactos no meio ambiente, contribuindo com a sustentabilidade tão requisitada pelo mundo contemporâneo.
Recentemente, inclusive, o Laboratório Plínio Bacelar ganhou um reforço de peso nesse trabalho: a implantação de uma Usina de Energia Solar, que suprirá as demandas do próprio Laboratório, além das Unidades de Atendimento e da Clínica Proteus, todas elas aptas a serem atendidas por energia limpa e em consonância com as mais avançadas tecnologias do setor.

A ideia é utilizar a usina para todo o consumo gerado pela sede, bem como das unidades de atendimento próprias

“A proposta é utilizar essa usina para todo o consumo gerado pela nossa sede, bem como das unidades de atendimento próprias e da Proteus, a fim de que toda essa estrutura se torne autossuficiente”, informa Pedro Bacelar, um dos diretores do Laboratório. “Foi um projeto muito bem realizado, que vem sendo desenhado desde novembro de 2019, em uma área bastante propícia, dentro do próprio município. A usina, portanto, vai integrar o nosso programa de responsabilidade ambiental, expandindo nossas ações em prol da sustentabilidade, seguindo uma tendência cada vez mais presente no mundo”, acrescentou o diretor, mencionando que a Usina de Energia Solar possui 3.490 metros quadrados e conta com 814 placas solares, projetando uma geração média anual de 439.872 kWh. Ao todo, são 594 unidades de árvores salvas, evitando a emissão de 98.674 kg de CO2 por ano.
Vale lembrar que o programa de gestão ambiental do laboratório compreende sistema de captação de água da chuva (que foi renovado recentemente, com o reaproveitamento hídrico para utilização em limpeza geral e jardinagem) coleta seletiva (em parceria com a Vital Engenharia Ambiental), laudos liberados por e-mail ou internet (reduzindo uso de papel e toner), gerenciamento e descarte correto de resíduos de saúde (PGRSS), uso de material reciclado, subestação de tratamento de efluentes (aprovado pelo INEA) e plantio de árvores para aumento da área verde urbana (dentro do Projeto Crédito de Carbono), servindo de exemplo para que todos possam comungar do mesmo objetivo e fomentar a sustentabilidade em um mundo que tanto precisa dela.