Resguarde o seu Bebê

A saúde da gestante nunca esteve tão em pauta no país como nos dias de hoje. Mas não poderia ser diferente. Se no passado as mulheres careciam de maiores informações ou de serviços para garantir uma gravidez com mais conforto e qualidade, hoje elas possuem acesso a uma gama enorme de profissionais, que acompanham a gestação realizando diferentes abordagens e proporcionando a elas uma maior segurança na hora de ter o bebê, tendo em vista ser este o grande momento da vida da mulher.
Mas, para isso, todos eles necessitam de diagnósticos específicos ou avançados, que permitem definir a conduta mais assertiva para a mãe e para o bebê. Hoje, por exemplo, existem diversos exames voltados para a saúde da gestante, que ajudam a atingir esse objetivo com qualidade e segurança. Um exemplo é o Laboratório Plínio Bacelar, que possui um leque variado de exames com esse perfil, como afirma Pedro Bacelar, um dos diretores do Laboratório.
“No que diz respeito à gestação, nós realizamos até uma campanha, que a gente chama de saúde da gestante e do bebê, onde constam exames que vão desde o Beta-HCG ao Teste do Pezinho. O Beta-HCG é realizado para saber se a mulher está grávida. Depois há os exames de Pré-Natal e Acompanhamento da Gravidez, para saber, por exemplo, se pode surgir alguma diabetes neonatal, como estão as taxas da gestante durante esse período, entre outros detalhes. Temos também o teste de Sexagem Fetal, para descobrir o sexo da criança e, junto a isso, há o NIPT, ou Teste Pré-Natal Não Invasivo, um exame de triagem que detecta, ainda na gestação e através de uma amostra de sangue materno, se o bebê apresenta algumas das principais síndromes genéticas, que hoje é possível descobrir depois da 10ª semana de gravidez. E, por último, é quando a criança nasce, onde há o Teste da Bochechinha e Teste do Pezinho, recomendados, inclusive, pelo próprio Ministério da Saúde”, conta Pedro.
No mês passado, inclusive, foi celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06), que reforçou a recomendação preconizada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) para realização do teste entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, conforme divulgou o Ministério da Saúde em seu portal na internet. De acordo com o órgão, o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme são as doenças mais frequentemente diagnosticadas pelo teste. A detecção precoce, contudo, permite que as crianças sejam encaminhadas para o devido tratamento, garantindo a elas uma melhor qualidade de vida. Adicionalmente, o Teste da Bochechinha ajuda a identificar patologias não detectadas pelos demais testes, como surdez, doenças imunológicas, hematológicas, deficiências do metabolismo, entre outras, sendo ambos o método padrão no nascimento de cada bebê.
O avanço da genética, no entanto, também vem aprimorando esse processo, especialmente antes do nascimento da criança. É nesse contexto que serviços como o BioMol, criado com pioneirismo pelo Laboratório Plínio Bacelar, podem se diferenciar ao oferecer, à gestante, testes de grande relevância para a saúde do bebê, como o próprio NIPT. “Os avanços tecnológicos na análise de DNA (Biologia Molecular e Genética) permitiram desenvolver novos exames, como é o caso do NIPT. Trata-se de um teste genético não invasivo, baseado no estudo do DNA fetal circulante no sangue (plasma) materno, para estudar diferentes condições cromossômicas com maior sensibilidade e especificidade, sem gerar riscos nem para a mãe, nem para o bebê”, lembra Pedro. “Este tipo de exame de triagem é destinado principalmente a detecção das alterações cromossômicas mais frequentes no feto durante a gestação, tais como: Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), Síndrome de DiGeorge (microdeleções do cromossomo 22), Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18), Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13) e Síndrome de Turner (monossomia do cromossomo X inclusive para gêmeos monozigóticos)”, explicou.
O Laboratório Plínio Bacelar oferece, assim, mais uma alternativa para seus clientes, beneficiando o planejamento familiar de cada casal e garantindo maior segurança durante a tão sonhada gestação. Para saber mais sobre esse trabalho, o Laboratório Plínio Bacelar atende pelo número (22) 2726-6000 ou pelo WhatsApp (22) 99894-4717. Mais detalhes sobre os exames também podem ser encontrados no site www.pliniobacelar.com.br.