Cuide da sua saúde óssea!

Prática correta de exercício físico ajuda a prevenir a osteoporose

Praticar atividades físicas é algo que deve ser prioridade em todas as faixas etárias, mas com o passar dos anos, manter o corpo saudável parece ficar cada vez mais importante. Afinal, todo mundo quer ter uma vida longeva e com o bem-estar garantido. Nossa reportagem conversou com o médico ortopedista Dr. José Oliveira sobre este assunto e com prevenir lesões e ainda a importância de se exercitar regularmente. Confira.

Mania de Saúde – A osteoporose é uma causa frequente de fraturas no quadril. O que pode causar a doença?
Dr. José Oliveira –
A principal causa da osteoporose é o envelhecimento. A expectativa de vida tem aumentado e, com isso, tem crescido não só a incidência, como a gravidade da doença. É uma doença cada vez mais presente. E existe outro fator, que é próprio do sexo feminino, porque o hormônio feminino é um protetor contra a osteoporose, e quando a mulher entra na menopausa, suas chances de ter a doença aumentam.

Mania de Saúde – Quais são as medidas de prevenção?
Dr. José Oliveira –
Dentre os fatores de prevenção, e que devemos estimular desde a infância, estão uma dieta rica em cálcio e a prática de atividades físicas. A gente sabe que o exercício físico é importante com relação à osteoporose tanto para a prevenção, quanto para o tratamento. E a gente tem uma série de outros aspectos que corroboram a importância de se manter uma atividade física regular, como a melhora da massa muscular, as taxas de colesterol, glicose e triglicerídeos ficam mais equilibradas, além dos benefícios para a saúde mental, diminuindo a ansiedade, a depressão. No entanto, a atividade física praticada de forma inadequada, principalmente aqueles “atletas de fim de semana” que não têm um condicionamento adequado, aumenta a propensão de lesões do aparelho locomotor. Nesse aspecto, o educador físico tem uma importância muito grande, pois é o profissional conhecedor da prática do exercício. Ele consegue fazer um plano de atividade física que equilibra os grupos musculares, faz um bom aquecimento antes da prática do exercício, evitando assim as lesões. Então, resumindo, são dois problemas: a falta de atividade física e prática inadequada.

Mania de Saúde – Então a osteoporose é mais recorrente nos idosos?
Dr. José Oliveira –
Sim, e o exercício físico desde a infância é fundamental para se prevenir a osteoporose ou para retardá-la. Por exemplo, a pessoa que vive até os 90 dificilmente não terá a doença, mas se esse indivíduo pratica atividade física regularmente, essa osteoporose será de menor intensidade. Outro aspecto importante é que a pessoa que se exercita fisicamente está menos propensa a sofrer quedas, diminuindo também os riscos de fraturas.

Mania de Saúde – Quais seriam as outras lesões de quadril mais frequentes?
Dr. José Oliveira
– Por exemplo, na adolescência um equilíbrio muscular, com um trabalho feito com bom alongamento, previne lesões típicas nessa faixa etária. No indivíduo adulto, até mesmo fratura por estresse, pode ocorrer por causa de exercício físico feito de maneira inadequada. A fratura por estresse ocorre com cada vez mais frequente, justamente pela prática de atividades físicas sem orientação. Nos últimos três meses eu atendi 4 pacientes com fraturas no fêmur causadas pelo stress oriundo de exercício físico feito de forma incorreta. A fratura por estresse acontece quando o osso é submetido a um microtrauma de repetição. Por exemplo, um corredor de maratona que não tem um período de descanso adequado, nem um bom condicionamento de musculatura para suportar aquele estresse repetitivo. E aí o osso começa a sofrer uma falha, como se fosse uma fratura mesmo. Isso pode acontecer com o quadril também.