É fato: basta chegar as estações mais frias para que muitas pessoas sintam dores pelo corpo. Já se tornou comum, inclusive, ouvir boa parte delas reclamando do aumento de dores articulares e musculares com a diminuição da temperatura, não é mesmo? Para entender melhor como isso ocorre, o Mania de Saúde ouviu o médico reumatologista Dr. Luiz Clóvis Bittencourt, que explica a maneira correta de lidar com as dores no frio, além de prestar uma orientação importante em tempos de Covid-19. Confira.
Mania de Saúde – É mito ou verdade que músculos e articulações doem mais no frio? Por que?
Dr. Luiz Clóvis Bittencourt – Já é um dito popular: “O tempo vai mudar, estou com muitas dores nas juntas! Meu reumatismo piorou!”. Mas estas afirmativas têm fundo científico sim. O paciente tem que ter uma patologia prévia, seja osteoarticular ou na coluna dorso lombar, para que piore as dores. Antes da mudança da temperatura “frio”, ocorre uma diminuição da pressão atmosférica, levando a uma contratura muscular, ocorrendo maior pressão nas estruturas articulares, gerando um agravamento das dores.
Mania de Saúde – Quais são os medicamentos mais utilizados pela população ao se automedicar para dor e que, por ventura, possam causar problemas? Quais os erros mais comuns?
Dr. Luiz Clóvis Bittencourt – Quanto à automedicação com analgésicos, esta prática é muito comum entre os pacientes. Quem ainda não usou Dipirona, Paracetamol e tantos outros anti-inflamatórios? Porém os problemas da automedicação ocorrem em pessoas que têm algum tipo de alergia ou mesmo uma doença prévia, como hipertensão arterial, em que estes medicamentos podem aumentar a pressão.
Mania de Saúde – Qual doença reumatológica costuma se agravar nessa época e como o paciente deve se precaver?
Dr. Luiz Clóvis Bittencourt – A doença reumatológica mais comum é a Osteoartrite, também chamada de “Artrose”, mais frequente nas pessoas com idade mais avançada e história familiar. É recomendado evitar a automedicação, procurando orientação do seu médico.
Mania de Saúde – Nessa pandemia, muita gente fez uso de antimaláricos por conta própria, achando que estava se protegendo da Covid-19. Qual o risco reumatológico?
Dr. Luiz Clóvis Bittencourt – A Cloroquina (Hidroxicloroquina) é uma medicação muito usada por todos os reumatologistas há mais de 30 anos para tratamento de muitas doenças Auto Imunes, sendo uma medicação muito segura para uso quando prescrita pelo especialista. Quanto à orientação no tratamento da Covid-19 somos da opinião de que todos os esforços para tratamento de uma doença que pouco conhecemos devem ser implementados com intuito de salvar vidas. A Hidroxicloroquina em associação com Azitromicina e Ivermectina por um período de 5 a 7 dias nos casos iniciais têm se mostrado muito promissores, diminuindo a replicação viral, com isso reduzindo muito o risco de complicações, que levam às internações hospitalares. A indicação profilática da Cloroquina ainda não tem maiores estudos, mas, nos países em que se faz profilaxia da Malária, por exemplo, como ocorre na África, houve menor índice da doença. Ela tem que ser melhor estudada.
Texto produzido em: 16/06/2020