Desde o seu primeiro número, que abriu as portas para a área da saúde em nossa região, trazendo para os leitores assuntos e novidades que, muitas vezes, ficavam restritos a um pequeno grupo de pessoas, o Mania de Saúde se tornou a principal referência na divulgação de serviços médicos do interior fluminense. Isso fez com que o veículo reunisse diversos especialistas de renome para levar informação de credibilidade ao público.
Essa característica permitiu que o então jornal, agora convertido em revista, angariasse o respeito das mais diferentes entidades de saúde, incluindo as instituições de formação médica, como é o caso da UniRedentor, que, desde a abertura do seu curso de medicina, passou a ter o Mania de Saúde como um importante aliado para divulgar suas ações e mostrar, ao público, a excelência do ensino oferecido aos alunos.
A fim de abordar essa parceria, nesta edição de aniversário, o Mania de Saúde ouviu a médica ginecologista Dra. Renata Gontijo, coordenadora do curso de Medicina da UniRedentor, que www.maniadesaude.com.br destacou os diferenciais do mensário para a instituição e, também, para a classe médica do interior fluminense. Confira.
Mania de Saúde: Como foi o seu primeiro contato com o Mania de Saúde?
Dra. Renata Gontijo: Conheço o Mania de Saúde há uns 20 anos, desde que eu era estudante de Medicina em Campos. Sempre me interessou sua leitura por se tratar de assuntos relevantes e úteis na área da saúde.
curso de Medicina da UniRedentor
Mania de Saúde: Como enxerga a cobertura jornalística na área da saúde e, também, dentro da sua especialidade médica?
Dra. Renata Gontijo: Acho o jornal fantástico! Informação séria, com fontes seguras e clareza nos textos. Sempre com um profissional de destaque em sua especialidade. Atende aos leigos e aos profissionais muito bem. A população se beneficia em saber o que há de melhor para sua saúde, e os profissionais de saúde se atualizam, conhecem novidades de outras áreas e de sua área médica.
Mania de Saúde: Como educadora, de que maneira analisa a cobertura na área da educação e o diálogo aberto com professores e alunos? Quais diferenciais destacaria?
Dra. Renata Gontijo: Acho a informação do jornal didática e confiável para estudantes, demais profissionais e público em geral. A iniciativa de informação e educação em assuntos da área de saúde é uma ótima estratégia educacional, pois aproxima ações acadêmicas à comunidade, promovendo saúde e conscientizando as pessoas.
Mania de Saúde: Qual sua análise do papel da imprensa nesse momento e como enxerga o Mania de Saúde dentro desse contexto?
Dra. Renata Gontijo: Traduzir assuntos médicos para a população em geral é um enorme desafio. Em meio a essa pandemia, muitas informações não correspondem à realidade. Trazer informações seguras é uma responsabilidade social da imprensa. O Mania de Saúde desempenha esse papel de forma brilhante, abordando os assuntos de maneira clara e acessível a todos, sejam médicos, estudantes ou a população em geral.