A maioria das pessoas já está bastante familiarizada com os benefícios do Pilates. Mas você já ouviu falar no Neopilates? Qual a sua diferença com relação ao método convencional? E seus benefícios? Conversamos com a fisioterapeuta Nathália Miranda, do studio Ativa Pilates, que respondeu essas e mais algumas dúvidas. 
Mania de Saúde – Qual é a diferença entre o Pilates convencional e o Neopilates?
Nathália Miranda
– O Pilates convencional utiliza os aparelhos clássicos desenvolvidos pelo criador do método, Joseph Pilates. O Neopilates já mistura circo, funcional e a base do Pilates convencional, sendo criado pela catarinense Amanda Braz, e inclui tecidos, movimentos acrobáticos, lyra, entre outros. Tem os mesmos objetivos e benefícios, sendo que, no Neopilates, alguns desses benefícios são mais intensificados pelos aparelhos que ele possui. O Neopilates é muito atraente por ser mais lúdico e os movimentos acrobáticos em tecidos chamam bastante atenção além de sua perda calórica de 500 calorias por aula. Para quem quer definição muscular é uma ótima opção.
Mania de Saúde – Qualquer pessoa pode fazer o Neopilates?
Nathália Miranda
– Todo mundo pode fazer Neopilates. Crianças a partir de 8 anos, gestantes, idosos e até mesmo pacientes com lesão (muscular ou articular). Todos os exercícios são adaptados para cada tipo de pessoa e cada objetivo. Trabalhamos com a individualidade e isso é muito importante. Mesmo cada aula sendo com no máximo 3 alunos, priorizamos um exercício específico para cada caso. Entendemos que um número de 3 pacientes por aula seja suficiente para dar atenção e diminuir a chance de se ter lesão nos exercícios.
Mania de Saúde – Quais são os principais benefícios que traz para o corpo?
Nathália Miranda
– Definição muscular (fortalecimento muscular), trabalho de equilíbrio e melhora da postura, queima calórica, melhora da flexibilidade, alívio das dores e sintomas, trabalho para ajudar a gestante no parto normal (atuamos no pré parto e pós-parto para a recuperação do corpo), melhora da concentração, trabalho dos músculos do assoalho pélvico.
Mania de Saúde – Como são as sessões?
Nathália Miranda
– As sessões têm duração de 1h, sendo bastante atrativas por ter uma quantidade de exercícios muito grande, evitando a repetição dos mesmos. Por isso é bastante atrativo. São aulas lúdicas, promovendo todos os benefícios que o Neopilates e o Pilates convencional podem proporcionar.
Mania de Saúde – Quais as novidades do Ativa Pilates neste mês?
Nathália Miranda –
Somos um studio pioneiro em exercícios suspensos na cidade. Trabalhamos com o que existe de mais atualizado para os nossos pacientes. Temos hoje o método inovador para recuperação de pós-parto, melhora da diástase, incontinência urinária, trabalho do músculo do abdômen, o Low Pressure Fitness (técnica de postura junto com manobra respiratória, realizamos a aspiração diafragmática, quer dizer o vácuo abdominal) que promove a redução de 8 a 12 cm de circunferência abdominal. São iniciadas 12 sessões para obter os resultados estéticos e funcionais com a modificação do abdômen. É o único studio licenciado no método, sendo que eu sou membro do LPF Brasil.

Texto produzido em: 16/05/2018