Comandante da Guarda Municipal, Levino, junto com o sub-comandante Luís Augusto e o coordenador de operações do monitoramento, Molvan

Câmeras monitoram ruas de Campos com objetivo de melhorar o trânsito e inibir infrações e crimes.

Poucos sabem, mas dentro de uma sala no centro de Campos há operadores da Guarda Municipal monitorando diversas câmeras espalhadas pela cidade com objetivo de melhorar o trânsito e de inibir ações criminosas. Ao melhor estilo reality show, eles “estão de olho” no que acontece pelas ruas do município. 

Com 50 câmeras, 11 operadores e uma ação integrada entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, Campos tem conseguido avançar em alguns pontos de segurança pública.

“Através do monitoramento podemos direcionar ações de segurança em conjunto com a Polícia Militar. É um trabalho silencioso, anônimo, mas que contribui em muito para o trabalho de quem está na rua e que beneficia a população diretamente”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Levino, acompanhado pelo sub-comandante Luís Augusto e pelo coordenador de operações do monitoramento, Molvan.

Um bom exemplo da eficácia do monitoramento foi a prisão de dois homens que cometeram um latrocínio (roubo seguido de morte) em frente ao Boulevard Shopping, às margens da BR-101, em novembro do ano passado. Depois do crime, a dupla fugiu de moto e só foi localizada pelas câmeras. Eles acabaram presos três horas depois do ocorrido.

Para o comandante da Guarda Municipal, o monitoramento serve para repreender motoristas infratores e também coibir ações criminosas. “Quando o infrator sabe que está sendo vigiado, ele pensa duas vezes antes de cometer a infração ou um crime. É bom que a população saiba que estamos de olho e agindo”, enfatizou Levino, ressaltando a importância do trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. “A aproximação dos órgãos tem sido essencial para o trabalho dar resultado. Independente das questões políticas, temos o respaldo, a abertura para dialogar e buscar soluções para a questão da segurança pública”.

Texto produzido em: 20/07/2015