Quando o assunto é correção do sorriso, as lentes de contato aparecem como uma solução, porque oferecem uma excelente relação custo-benefício. Elas são úteis para tratar problemas como curvatura, formato, comprimento e até mesmo a coloração. Os dentes claros estão na tendência, mas é preciso se esclarecer sobre o procedimento. Para isso, conversamos com a dentista Kely Drumond. Confira.
Mania de Saúde – O que são as lentes de contato dentais?
Dra. Kely Drumond –
São lâminas de porcelana finíssimas que são cimentadas sobre a coroa do dente. Mas elas precisam ter certa espessura, que varia de 0,3mm a 0,7mm. Passando desta espessura, elas não são mais lentes de contato e sim facetas de porcelana. Com a chegada das lentes, o desgaste do dente diminuiu muito, se comparado ao que era feito com as facetas.
Mania de Saúde – É necessário fazer o desgaste do dente para colocar as lentes de contato?
Dra. Kely Drumond
– Depende muito. Em alguns casos a deformidade do dente é tão severa, sendo pequenos, conoides, que nem vai precisar de tanto desgaste, apenas o necessário para tirar algumas arestas que impedem o encaixe perfeito da lente. Então o desgaste é mínimo. Já para as facetas, é preciso um maior desgaste, porque o que vai encaixar na coroa tem uma espessura maior.
Mania de Saúde – E qual é a durabilidade de uma lente de contato?
Dra. Kely Drumond
– Depende de muitos fatores, dentre eles a técnica utilizada pelo profissional, tanto o que vai produzir o material, quanto o que vai aplicar. Além disso, o cuidado do paciente também é fundamental, realizando uma higienização correta, uma boa escovação, utilizando o fio dental diariamente e visitar o dentista a cada seis meses para avaliar a saúde dos dentes. Então, o tempo varia de 8 a 10 anos, podendo se estender a até 15 anos. 
Mania de Saúde – E com relação a coloração, qual seria a melhor escolha?
Dra. Kely Drumond –
Eu sugiro que se escolha sempre o mais próximo do natural possível, se for uma cor favorável. O ideal é que a pessoa olhe e veja que tem os dentes com o formato e a cor bonitos. Aquele “branco papel” não é muito recomendado, porque o resultado acaba ficando artificial.

Texto produzido em 28/01/2019