Quem procura nas areias capixabas de Guarapari um local para descanso e lazer com toda a família, logo no centro da cidade tem três ótimas pedidas. A Praia da Virtudes é cercada por edifícios de alto padrão e costuma ser frequentada por moradores próximos. De grande beleza, sua areia é clara e fofa, e o mar tranquilo, que varia entre o verde e o azul dependendo do tempo. É um bom lugar para visitar com a família porque a praia está localizada no centro da cidade, o que oferece ao visitante grande opção de comércio e transporte. Durante a alta temporada recebe alguns turistas, que encontram nessa pequena e aconchegante praia um bom lugar para descansar e nadar. O lugar conta com um calçadão, além de boa iluminação, o que garante movimento até a noite. Com boa infraestrutura, possui pousadas, restaurantes e quiosques próximos, que atendem bem ao visitante. 
Ao lado da Praia das Virtudes está a famosa Praia das Castanheiras. Considerada uma das praias mais urbanizadas de Guarapari, é também uma das mais procuradas por turistas. Possui uma espaçosa faixa de areia clara, e mar bem claro, levemente agitado, mas muito propício para o banho. As castanheiras que dão nome a esta praia se espalham pela orla, além de fazer sombra. Por ser uma praia central, possui grande diversidade de comércio, além de quiosques na orla, que servem bons pratos e petiscos. O lugar costuma ficar movimentado até mesmo durante a noite, principalmente no verão, por conta da iluminação disposta no calçadão, que também é utilizado para caminhadas durante o entardecer.
E colada com a Praia das Castanheiras, está a Praia da Areia Preta, que também possui um bom espaço de areia dourada, em algumas partes pode-se notar a tonalidade escura, típica das areias monazíticas, marca registrada de Guarapari. O mar é tranquilo, normalmente de cor verde, mas dependendo do tempo pode estar azulado. É ótimo para o banho e, durante a alta temporada, milhares de turistas frequentam o lugar. Com diversos prédios na orla, há vasta opção de comércios próximos, além de boa infraestrutura de bares e restaurantes. Alguns procuram o lugar por conta das areias monazíticas, que acreditam curar certas doenças. É ideal para todos os públicos e idades.

Texto produzido em: 29/01/2019