Realizar o sonho de ser mãe é um dos momentos mais felizes da vida de uma mulher. Mas, para isso, ela tem de passar por todo o processo de gestação, que traz muitas dúvidas, incertezas, medos e ansiedades à gestante. Para dar esse suporte e garantir tranquilidade na gestação é que surgiu, em Campos, a Personal Nursing, agência de enfermagem voltada para a promoção da saúde da mulher, com enfoque na gestante e puérpera, que recebem atendimento em domicílio de maneira personalizada e individualizada.
O serviço nasceu da parceria entre Dra. Cristina Queiroz, que é Enfermeira Obstetra pela UFRJ, especialista em Gestão Materno-Infantil pela Fiocruz, mestre em Saúde Pública pela Universidade da Columbia e doutoranda pela mesma instituição, e a Dra. Geisa Segundo, Enfermeira Neonatologista e Pediátrica pela UNESA, Enfermeira Cardiológica pela Universidade Gama Filho e mestranda em Gestão em Saúde Pública também pela Universidade de Columbia. 
Ambas possuem vasta experiência em enfermagem obstétrica e saúde da mulher e já realizavam esse tipo de atendimento de maneira informal no município. Mas, após ouvirem as próprias gestantes relatando dificuldades em receber um atendimento mais personalizado, decidiram formalizar o serviço. Elas contam, ao Mania de Saúde, como ele funciona. “O conceito da Personal Nursing está em seu próprio nome. A gente oferece um atendimento personalizado e especializado de enfermagem às gestantes e puérperas. Porque o médico, muitas das vezes, têm uma grande demanda no consultório e não dispõe de todo o tempo exigido pelas gestantes para dar tanta atenção e retirar todas as dúvidas que elas têm. A Personal Nursing veio para auxiliá-los e garantir, à gestante, um maior acolhimento. Por isso o trabalho é feito na casa da cliente”.
Durante a gestação, a Personal Nursing presta uma importante assistência no pré-natal, beneficiando a saúde da criança e da mulher. “O pré-natal não se restringe à avaliação e exames. Ele também é um momento de atenção para essa futura mãe e o bebê que está a caminho. Uma visão holística da gestante, portanto, faz toda a diferença”, diz Dra. Geisa. “Ela pode, também, participar do nosso grupo de gestantes, que é outro diferencial da Personal Nursing”, frisou.
Dra. Cristina e Dra. Geisa dão mais detalhes do serviço. “O grupo de gestantes foi criado para dar mais segurança às mulheres. São 4 encontros com as gestantes e seus parceiros, com duração média de 3 horas, onde abordamos gestação, parto, puerpério e cuidados com o bebê. Esses encontros ajudam a preparar a mulher para a maternidade, proporciona informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança (puericultura) e fornece orientações essenciais sobre hábitos de vida e higiene pré-natal, estado nutricional apropriado, entre outros assuntos. Também fazemos uma abordagem sobre as diferenças entre parto normal, cesariana e outros, para tirar os estigmas e os medos dessas mulheres”, afirmam as profissionais, lembrando que a Personal Nursing também realiza o trabalho de doula, com acompanhamento durante o parto normal e utilização de técnicas não farmacológicas para um parto mais tranquilo e com menos dores.
Outro foco da agência é o puerpério, o período pós-parto, que traz inúmeras dúvidas à mulher. “A gente prepara a mãe para vivenciar esse processo, mostrando como cuidar do primeiro banho, como lidar com o curativo em caso de cesariana, entre outros cuidados, além da amamentação, que costuma ser um pouco conturbada, porque a mulher pode estar insegura. Mas a gente trabalha tudo isso com ela”, ressalta Dra. Geisa, mencionando que, no mês de agosto, é celebrada a Semana do Aleitamento Materno, um símbolo do quanto essa etapa é importante para a puérpera. 
Mas os diferenciais não param por aí. Justamente por Dra. Cristina e Dra. Geisa estarem sempre se atualizando, a Personal Nursing conta também com a parte de capacitação profissional, realizando cursos e atualizações para pessoas físicas e jurídicas na área de saúde da mulher. “Atualmente, por exemplo, estamos oferecendo um curso de doula e um curso de babá, que são pioneiros em Campos. É um mercado com grandes oportunidades. Além disso, temos também a parte de capacitação para profissionais de saúde. Atendemos empresas públicas ou privadas que tenham interesse no aprimoramento de sua equipe para um melhor atendimento ao público”.
Com esse conceito holístico da saúde da mulher, a Personal Nursing se torna um verdadeiro centro de saúde para gestantes e puérperas, em um trabalho pioneiro em Campos, como acrescenta Dra. Cristina, que trouxe a ideia dos EUA. “Nova York é o centro de maior concentração de atendimento domiciliar e de assistência à saúde da mulher no mundo. Estive lá para estudar isso e agora estamos trazendo esse conceito para Campos com a Personal Nursing, que oferece tudo o que há de mais moderno e relevante para as mulheres realizarem o sonho de ser mãe”.
Sediada na Cemog - Centro Médico e Odontológico de Guarus, onde funciona o grupo de gestantes, a Personal Nursing atende pelo telefone (22) 99814-1398.

Texto produzido em: 22/07/2018