Um dos problemas mais incômodos na área da coluna é a hérnia de disco, que precisa ser diagnosticada e tratada corretamente. Nossa reportagem ouviu o médico neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Fabrício Zacarias, para esclarecer o assunto. 
Mania de Saúde – O que exatamente é a hérnia de disco?
Dr. Fabrício Zacarias –
A coluna vertebral é formada basicamente pelas vértebras, que são as estruturas ósseas, e pelos discos intervertebrais, que são estruturas cartilaginosas em forma de disco, que ficam entre uma e outra vértebra, ajudando na articulação, isto é, no movimento entre elas. Hérnia de Disco é uma parte deste disco que se abaula ou sai dos seus limites. Dentro das vértebras, por toda a extensão da coluna, existe um canal por onde passa a Medula Espinhal e alguns Nervos que ajudam no movimento, principalmente dos braços e das pernas. Muitas vezes a Hérnia de Disco acaba comprimindo nervos ou até a medula, causando sintomas.
Mania de Saúde – O que causa o problema?
Dr. Fabrício Zacarias –
A Hérnia de Disco aparece devido a um processo degenerativo das estruturas de sustentação da coluna, que são as vértebras, os discos, tendões e os músculos. A coluna vertebral sustenta o peso do corpo, com a ajuda de músculos que estão a sua volta. Sedentarismo, aumento de peso corporal e musculatura fraca (exemplo: músculos paravertebrais e abdominais) são alguns possíveis fatores para provocar a degeneração. Posturas rotineiramente inadequadas, como abaixar-se de forma errada, ficar sentado sem estar com a coluna devidamente apoiada, entre outras, também contribuem de forma importante para que esse desgaste aconteça. Estes fatores que sobrecarregam as articulações intervertebrais causam desgastes dos discos de cartilagem, que se desgastam, amolecem e abaulam, gerando, consequentemente, o aparecimento das Hérnias de Disco, que podem causar a compressão dos nervos, por exemplo. As Hérnias de Disco são uma evolução de uma doença degenerativa da coluna. Muitas pessoas têm Hérnia de disco, mas não têm sintomas ou estes são leves e esporádicos, porque elas fazem um fortalecimento muscular e respeitam a boa postura. Os locais da Coluna mais comuns para aparecimento das Hérnias de disco são a Coluna Lombar e a Coluna Cervical, justamente por serem mais móveis e sofrerem mais com cargas de peso e posturas ruins.
Mania de Saúde – Quais são os principais sintomas?
Dr. Fabrício Zacarias –
O principal sintoma é a dor, devido à compressão de estruturas, as quais já foram citadas. A compressão pode causar inflamação, que também gera dor. Dependendo da sua localização, pode causar dor irradiada (que corre) no trajeto de um nervo. Como, por exemplo, dor que inicia na coluna lombar e irradia para perna, é sinal de compressão de nervo na altura da coluna lombar. Dor irradiada para um braço pode ser sinal de Hérnia discal na coluna cervical. Muitas vezes a compressão pode ser tão grande que causa fraqueza da musculatura inervada pelo nervo comprometido, ou até mesmo dormências, o que indica um sinal de gravidade da doença, e por isso o especialista deve ser logo consultado.
Mania de Saúde – Como é feito o diagnóstico?
Dr. Fabrício Zacarias –
A consulta médica com o especialista é o primeiro passo para a investigação diagnóstica, onde será feita a coleta das informações sobre os sintomas, o importante Exame Físico, para tentar identificar possíveis fraquezas e outros sinais de alerta. E, por fim, a investigação pode ser complementada com a realização de exames de imagem que o médico achar necessário para confirmar ou não o diagnóstico.
Mania de Saúde – Existe algum grupo específico de pessoas com maior propensão a desenvolver hérnia de disco?
Dr. Fabrício Zacarias
– Sim. Como foi dito, esta doença é mais comum em pessoas que têm um estilo de vida sedentária, que não praticam atividades físicas regularmente e pessoas que se encontram acima do seu peso. Além disso, pessoas que trabalham com atividades que exijam posturas inadequadas ou esforço físico (pegando peso, por exemplo), que ficam sentadas ou em pé por muito tempo diariamente, também têm mais chances de desenvolver Hérnias de Disco. 
O tabagismo é um fator comportamental que também influencia muito na progressão da degeneração da coluna.
Mania de Saúde – Como é o tratamento? Exige cirurgia? 
Dr. Fabrício Zacarias
– Estudos mostram que, em cerca de 90% dos casos desta patologia, o tratamento conservador promove bons resultados, com alívio das dores. Este tratamento envolve repouso, analgésicos, evitar esforço físico, realização de fisioterapia, e medidas que incluem também a reabilitação postural. É importante, após a melhora dos sintomas, o paciente iniciar atividade física regular com orientação profissional. O tratamento cirúrgico é guardado para os casos que não melhoram com o tratamento conservador durante alguns meses, ou casos em que o paciente se encontra incapacitado de realizar atividades rotineiras básicas devido à dor intensa ou perda de força em alguma área do corpo comprovadamente causada pela Hérnia de Disco. Existem hoje em dia várias Técnicas Cirúrgicas para o tratamento das doenças da Coluna Vertebral. Muitas vezes as Hérnias estão associadas a outras doenças da coluna como artroses, “bicos de papagaio”, etc. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente para a indicação correta do tipo de cirurgia mais adequada para cada pessoa, podendo ir de uma simples infiltração de medicações nos pontos afetados da coluna, passando pela retirada somente da Hérnia com auxílio do Microscópio ou do Endoscópio (Microdiscectomias), até cirurgias maiores como as Descompressões com Artrodeses (fixação com parafusos). Independentemente do tratamento realizado, a prevenção com os cuidados com a coluna no nosso dia a dia deve ser contínua.

Texto produzido em: 23/02/2018