Há alguns anos, atores, atrizes, cantores e demais celebridades eram invejados pelo sorriso sempre perfeito. Era algo que, para nós, “meros mortais”, parecia impossível de alcançar, não é mesmo? Pois esse tempo ficou para trás. Hoje o tão falado “sorriso de artista” está mais do que acessível. Basta saber procurar o cirurgião-dentista especializado nessas novas tecnologias para alcançar um sorriso perfeito. 
Conversamos com o cirurgião dentista Dr. Ayres Barboza sobre as lentes de contato de porcelana, que viraram febre no meio artístico. Embora seja um procedimento extremamente moderno, sua tecnologia começou a ser desenvolvida há muitos anos e, curiosamente, para suprir o mercado cinematográfico. “As lentes de contato de porcelana são o que há de mais moderno no ramo. Você consegue transformar o sorriso de uma pessoa em um sorriso de artista. Aliás, muitos artistas estão usando a lente de contato de porcelana. E, por incrível que pareça, isto surgiu na década de 1930 em Hollywood, porque desde aquela época se ouvia que ‘o sorriso é o cartão de visitas da pessoa’. Os artistas daquele tempo já usavam as facetas de porcelana. Só que a resistência do material era menor, devido à própria técnica da época. De lá para cá houve um aprimoramento nos materiais cerâmicos, fazendo surgir um material de maior durabilidade. As lentes de contato hoje corrigem tanto a forma quanto a coloração. A busca por dentes brancos e mais alinhados é muito grande e a vantagem é que se trata de um procedimento muito rápido (leva entre cinco a sete dias), sem a necessidade do uso de anestésico, com material de tecnologia altamente avançada, cuja durabilidade é de dez anos ou mais. No entanto, é preciso que as pessoas estejam atentas. Ao decidirem pelo tratamento, é necessário buscar um profissional capacitado para trabalhar com esses materiais”, alerta.
Dr. Ayres comenta outro benefício do tratamento. “Antes de executar o procedimento, é possível projetar no computador como ficará o sorriso, através de equipamentos como o DSD ou o Mockup. Seria como um ‘test-drive’ de como o sorriso vai ficar. Isso é muito interessante para o paciente. Não é por acaso que as lentes de contato são o que existe de mais sofisticado para você remodelar o seu sorriso. Existem outras opções, como o clareamento a laser ou o caseiro, também com bons resultados. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o clareamento não causa nenhuma espécie de desgaste dentário. A substância usada é a base de oxigênio, logo, é a oxigenação que tira as manchas. O que mais pode causar dano aos dentes é a utilização dessas pastas de dentes que prometem clarear. Elas têm componentes muito abrasivos, que, esses sim, podem desgastar o esmalte. Às vezes com danos irreversíveis. A melhor forma para o paciente clarear os dentes é através das lentes de contato de porcelana ou do clareamento, procurando sempre um profissional especializado, que hoje está ao alcance de todo mundo”, finaliza o dentista. 

Texto produzido em: 20/08/2018