O jornalista Ricardo Setti afirmou, certa vez, que os jornais brasileiros criaram um péssimo costume: o de enxergar a realidade apenas pela ótica do pessimismo, reforçando a ideia de que só as notícias ruins interessam ao público. Na visão de Setti, como os veículos cobrem demais as instituições - e elas, em geral, não funcionam muito bem, devido à precariedade do estado - a imprensa, “com seu típico mau humor”, passa para as pessoas a impressão de que tudo vai mal e de que nada funciona no Brasil. “Isso é uma coisa que a gente precisa mudar. É importante mostrar as coisas que dão certo, o Brasil que funciona”, disse ele.
A fala do jornalista me remeteu diretamente ao trabalho desenvolvido pelo Mania de Saúde desde 1991, quando seu fundador, Sylvio Muniz, colocou em prática a ideia de fazer um veículo dirigido e segmentado na área da saúde, valorizando a iniciativa privada da região e em tudo o que ela tinha para oferecer de melhor à comunidade, certo de que essa divulgação faria diferença na vida das pessoas. 
Desde lá, o público do Norte e do Noroeste Fluminense passou a ter conhecimento de diversos profissionais que, na maioria das vezes, ficavam restritos a um grupo pequeno, mas cujo trabalho, ao ser exposto pelo jornal, ajudou inúmeras pessoas a cuidar melhor da saúde e do seu bem-estar, empreendendo novas rotinas de vida a partir do nosso conteúdo dirigido e segmentado. 
Isso levou o Mania de Saúde a fugir do pessimismo noticioso referido por Setti, abordando temas que, de uma forma ou de outra, transformam a vida dos leitores, buscando tratá-los com o máximo de ética e de profissionalismo. Tanto que, ao longo desses 27 anos, o Mania de Saúde contou com a colaboração de diversos articulistas de renome em nosso meio, que trouxeram às nossas páginas os mais variados temas, além de publicar, em cada número, matérias de interesse público sem jamais receber um centavo do erário. 
É essa postura que fez o jornal ser reconhecido como um veículo alternativo e de credibilidade na região, atributos sempre lembrados pelos nossos leitores, que cada vez mais requisitam exemplares enquanto o Mania de Saúde é distribuído ao longo do mês. Isso é o que nos faz aprimorar o nosso trabalho a cada dia para fazer valer a confiança depositada ao longo dos anos, tanto pelos leitores que desejam informação de qualidade, quanto pelos profissionais das mais diferentes áreas, que buscam, com seu empenho, contribuir para uma sociedade melhor. 
O nosso muito obrigado, um Feliz Natal e um próspero ano novo a todos!

Texto produzido em: 20/11/2018