O período mais aguardado do ano para muita gente são os meses de dezembro e janeiro, sinônimo de férias. Porém, quem está estudando para passar em um concurso público desconhece o significado desta palavra. Pelo contrário: aproveita o tempo livre para se dedicar ainda mais aos estudos. 
Afinal, nesta empreitada a palavra de ordem é foco. O ano novo se aproxima e com ele a previsão de novos concursos e mais possibilidades de garantir a estabilidade proporcionada por um emprego público.

Helvio Barreto, da Loja dos Concursos, dá uma ideia do que vem por aí em 2016. “De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, em 2016 alguns concursos a nível federal estariam suspensos. No entanto, nas esferas estaduais e municipais, eles estão liberados. E mesmo esses concursos federais que estariam suspensos, não está nada definido ainda, porque quem decide mesmo é o Congresso, que vai deliberar sobre o assunto. A Caixa Econômica, por exemplo, já está com o cronograma de contratação. Os Correios também estão confirmando concurso para o próximo ano, para segundo grau. A Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) abriram concurso agora. Há ainda a previsão de concurso para a Agência Nacional de Saúde (ANS). O concurso mais aguardado dos últimos tempos, que é o do INSS, também está confirmado, com 800 vagas e o edital deve sair em dezembro. É bom também ficar de olho nos concursos das prefeituras. Arraial do Cabo, Nova Friburgo, Santo Antônio de Pádua abriram edital recentemente. Campos mesmo deve realizar um agora para a área de educação, com 430 vagas para nível médio e 80 vagas para nível superior. O edital para Niterói saiu agora para três cargos com salários astronômicos. Os concursos estão acontecendo e os concurseiros de plantão devem ficar focados. Hoje se percebe que raciocínio lógico está presente na maioria dos concursos. O português, que é nosso idioma, eu sempre recomendo que se estude bastante, assim como a informática. E é fundamental não deixar para estudar apenas quando sair o edital, porque você já sai perdendo se fizer isso. Tem que já estar estudando para, quando o edital for publicado, a matéria já estar na sua cabeça. Tem que estudar até passar. E, mesmo depois da aprovação, é bom ficar de olho e manter o foco para ir subindo degraus, independente do cargo. Neste momento de incerteza econômica no país, garantir um emprego público dá uma estabilidade que todo mundo deseja”, afirma Sr. Helvio.

 

Texto produzido em: 19/11/2015