É inexplicável a emoção ao avistar pela primeira vez as lagoas dos Lençóis Maranhenses. Difícil descrever a imensidão da paisagem e a surpresa que toma conta dos viajantes a cada nova lagoa que aparece em meio às dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Todos que mergulham nas maravilhosas lagoas de água doce cercadas por grandes dunas de areia branquinha acabam se apaixonando.
Nossa diretora Andréa Muniz visitou os Lençóis Maranhenses no auge da temporada, quando as lagoas ainda estavam cheias e o sol meio tímido intercalava o céu com as chuvas. Se você pretende viajar, vale procurar saber se as lagoas estão cheias junto às agências de viagem. E para os amantes de kitesurfe, existem belas praias nos Lençóis Maranhenses e a temporada de kite está só começando!
Os Lençóis Maranhenses são uma região composta de dunas, mangues, rios e lagoas formadas pela água da chuva que, juntas, presenteiam os visitantes com um cenário único em todo o mundo.
O melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís. De lá será necessário pegar um transporte via terrestre.
As principais atrações dos Lençóis Maranhenses são as lagoas de água doce que enchem na temporada de chuva, sendo assim, a melhor época para visitar é quando as lagoas estão cheias. A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho, com auge nos meses de fevereiro a maio. 
Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas. Para ver belos dias de sol associados a lagoas cheias, o melhor é viajar nos meses de junho, julho e agosto.
Ainda que as lagoas sejam as atrações mais famosas e procuradas, nos Lençóis Maranhenses é possível também fazer passeios para praias e rios, ou seja, dá pra ir durante o ano todo. E quem é fã de kitesurfe pode investir em viagens entre setembro e novembro, quando os atletas tomam conta dos Lençóis Maranhenses.
Para visitar as lagoas dos Lençóis Maranhenses, e tirar as próprias conclusões sobre os mais belos roteiros, será necessário investir em vários passeios. Os tours já são bem definidos e será difícil encontrar uma agência que fuja ao padrão. Entre os mais famosos estão os passeios para a Lagoa Azul e Lagoa Bonita, em Barreirinhas; a Lagoa das Emendadas, Lagoa da Betânia, Lagoa da Andorinha e Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro do Maranhão; e o Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivara e também a Lagoa Tropical com a Lagoa da Lorena, em Atins. Os passeios mais conhecidos não necessariamente são os mais bonitos. Por isso, faça o máximo de passeios que puder!
“É preciso um pouco de esforço e preparo físico para vencer as subidas das dunas nos Lençóis Maranhenses, mas os turistas conseguem superar o desafio e chegar às lagoas sem problemas”, afirma Andréa.
Uma das subidas mais duras é a primeira duna do Circuito Lagoa Bonita. Ela é bem inclinada e uma corda ajuda a transpor o desafio. Se você der conta dessa subida, não terá problema com todo o resto!