A gravidez é um momento de alegria, mas também de ansiedade. Afinal, todos os casais querem sempre descobrir logo o sexo do bebê, tanto para satisfazer a própria curiosidade, quanto para planejar melhor a vida em família. Imagina, então, se eles pudessem dispor de exames que antecipassem essa descoberta ou que detectassem alterações genéticas capazes de influenciar na saúde dos filhos?
Foi pensando nessa demanda que o Laboratório Plínio Bacelar trouxe para Campos os exames de Sexagem Fetal e o NIPT – Exame Pré-Natal Molecular Não Invasivo, que podem auxiliar bastante os pais nesse processo de planejar a vida do bebê.
O biólogo Pedro Bacelar é um dos diretores do Laboratório e comenta essas duas novidades. “O Teste de Sexagem Fetal é um exame para a determinação do sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue materno (plasma). Com ele, realizamos a pesquisa do cromossomo Y circulantes no plasma da mãe. Como os cromossomos Y são exclusivos de indivíduos do sexo masculino, a presença de fragmentos no sangue da mãe indica gestação do sexo masculino. Na sua ausência, indica gestação do sexo feminino. O exame apresenta uma sensibilidade de 99% a partir da 8º semana completa da gravidez. No caso do ultrassom, por exemplo, somente a partir da 13º de gestação é que é possível alcançar uma sensibilidade elevada para identificação do sexo. Isso evidencia a importância desse exame de Sexagem Fetal”, diz Pedro. “A coleta do material e todo o preparo da amostra ficam a cargo de um profissional do sexo feminino, para não haver nenhuma interferência no teste. É necessário o preenchimento de um questionário e um termo de consentimento da gestante no momento da coleta. Em aproximadamente 5% dos casos, o resultado pode ser inconclusivo, devido a limitações na técnica ou possíveis interferentes na amostra. Nessas situações, uma nova coleta será necessária para a repetição do teste”, acrescentou.
No caso de uma gestação gemelar (gravidez de gêmeos), o exame de Sexagem Fetal consegue identificar ambos os sexos na gestação monozigótica (gêmeos univitelinos), pois ambos compartilham o mesmo sexo. Para gêmeos bivitelinos (presença de duas placentas) com resultado masculino (detectado o cromossomo Y), o exame indica presença de pelo menos um menino, não podendo esclarecer o sexo do outro feto. A ausência do cromossomo Y – DNA Masculino (univitelina ou bivitelina) indica que ambos os sexos dos fetos são femininos.
 O NIPT – Exame Pré-Natal Molecular Não Invasivo, outro exame disponível no Laboratório, possui algumas características. Pedro também conta quais são elas. “Os avanços tecnológicos na análise de DNA (Biologia Molecular e Genética) permitiram desenvolver novos exames. O NIPT é um deles. Trata-se de um teste genético não invasivo baseado no estudo do DNA fetal circulante no sangue (plasma) materno. Com ele, é possível estudar diferentes condições cromossômicas com maior sensibilidade e especificidade sem gerar riscos para a mãe e o bebê. Este tipo de exame de triagem é destinado principalmente à detecção das alterações cromossômicas mais frequentes no feto durante a gestação, tais como: Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), Síndrome de DiGeorge (microdeleções do cromossomo 22), Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18), Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13) e Síndrome de Turner (monossomia do cromossomo X inclusive para gêmeos monozigóticos). Essa triagem é tão relevante que diversas sociedades científicas têm indicado o NIPT, como é o caso da American Society of Clinical Genetics, American College of Obstetrics and Gynecology, American Society of Human Genetics, International Society for Prenatal Diagnosis e International Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology, entre outras. As diretrizes dessas entidades indicam que o NIPT deve ser oferecido a todas as grávidas, independentemente da idade ou história clínica. O Laboratório Plínio Bacelar traz, portanto, mais essa alternativa para os nossos clientes, que podem lançar mão de um recurso inovador para beneficiar o seu planejamento familiar”.

Texto produzido em: 14/08/2018