A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica voltada para o tratamento de uma série de patologias do aparelho mastigatório e seus anexos, bem como de estruturas craniofaciais associadas, cuidando de problemas como traumatismos e deformidades faciais (congênitas ou adquiridas) que, se não tratados, podem prejudicar, e muito, a saúde do paciente. Para abordar esse assunto, o Mania de Saúde ouviu o cirurgião dentista Dr. Adriano Ponce, referência em cirurgia bucomaxilofacial em nossa região. Ele falou a nossa reportagem sobre os principais benefícios da especialidade que, apesar de importante, muitas vezes é desconhecida por parte do público. Confira.


Mania de Saúde – Para começar, poderia nos contar um pouco de sua trajetória?
Dr. Adriano Ponce –
Sou mineiro da cidade de Poços de Caldas e concluí minha graduação em Odontologia em Governador Valadares em 1983. Em 1984, iniciei minha pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) em Niterói. No ano de 1987, tomei a decisão de vir morar em Macaé, onde me considero filho da cidade. Naquele tempo, a especialidade era pouco conhecida e, como eu não era da cidade, foram anos muitos difíceis. Era o único especialista num raio de 100 km e praticamente morava dentro do Hospital São João Batista, o Pronto Socorro era lá. Fui professor de CTBMF, na Faculdade de Odontologia de Campos, por quatro anos. Hoje sou Estatutário pela Prefeitura de Campos, Auditor/Consultor em uma prestadora de plano de saúde (Saúde Suplementar) e também exerço uma segunda pós-graduação, que é Disfunção Temporomandibular e Dor Oro Facial – DTM, doença esta que acomete a Articulação Têmporo Mandibular – ATM, na Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. 
Mania de Saúde – Dentre suas especializações, quais são as maiores demandas hoje no consultório?
Dr. Adriano Ponce –
São várias. Fraturas faciais, remoção de dentes inclusos, cistos, tumores, entre outras. Os pacientes recorrem ao consultório por indicação médica ou de cirurgiões dentistas especialistas e/ou clínicos, após detectarem a necessidade de uma avaliação ou intervenção do especialista bucomaxilofacial. Cito como exemplos pacientes que sofrem com cefaleias, dor de ouvido, dor na região cervical, dor na musculatura dos ombros, estalos na articulação temporomandibular (ATM), bruxismo (ranger ou forte apertar dos dentes). Essas situações podem estar associadas a uma disfunção temporomandibular (DTM) que, tratada, melhora a qualidade de vida do paciente.
Mania de Saúde – Como o Sr. definiria a cirurgia bucomaxilofacial? Quais são as principais indicações e quem pode fazê-la? Ela beneficia só a saúde e estética bucal ou o quadro geral do paciente?
Dr. Adriano Ponce
– A Cirurgia Bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que trata anomalias congênitas, de patologias na face e boca, fraturas faciais (traumatismo), mau crescimento craniofacial, rinorragia (sangramento nasal por origem traumática), deformidades e outros problemas que envolvem a região da face e da boca. Pode ser realizada em ambulatórios ou consultórios quando a cirurgia é considerada pequena, tipo remoção de dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários, sob anestesia local, ou em hospitais quando a cirurgia é considerada de maior risco, como remoção de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas, que são ditas reparadoras e não estéticas e outras que necessitam de maiores cuidados e anestesia geral.
Mania de Saúde – Quais recomendações gerais deixa aos nossos leitores?
Dr. Adriano Ponce –
Não negligencie a saúde, não adie uma consulta até que a situação se agrave. Informe ao profissional as medicações que está usando e siga corretamente as orientações e tratamento. 
Telefones para contato: (22) 99981-1052 e o (22) 2762-9328. E-mail: aaponce@ig.com.br.

Texto produzido em: 15/02/2019