Ficar preocupado com uma entrevista de emprego, uma cirurgia ou uma viagem para o exterior são situações que geram ansiedade em boa parte do público. Mas existe um limite em que esse sentimento deixa de ser algo corriqueiro para se tornar um possível transtorno. Qual seria ele? Você sabia que o calor também pode influir no problema?
Para discutir o assunto, fomos até à Proteus, clínica especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho, que atende diversos profissionais com esse tipo de problema. O médico psiquiatra Dr. Leonardo Bacelar, Diretor da Proteus e especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira falou a nossa reportagem sobre a importância de entender a ansiedade e explicou como lidar com ela. Confira. 
Mania de Saúde – O que é ansiedade?
Dr. Leonardo Bacelar –
Ansiedade é uma forma de sentimento que acontece em situações cotidianas que nos leva a nervosismo, apreensão, medo, preocupação e que geralmente ocorre antes de enfrentarmos situações desafiadoras. A ansiedade passa a ser considerada um problema quando seus sintomas passam a interferir no modo como vivemos o dia a dia, ou seja, quando reagimos de forma exagerada, desproporcional em relação ao estímulo e/ou quando interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo. Os tipos de ansiedade mais comuns são: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade de Separação, Fobias Específicas, Fobia Social e Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Os transtornos ansiosos são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos, mas também são frequentes e acompanham diversas doenças psiquiátricas.
Mania de Saúde – Quais são os principais sintomas da ansiedade?
Dr. Leonardo Bacelar –
Fadiga, inquietação, sudorese, falta de concentração, pensamento acelerado ou pensamentos indesejados, insônia, pesadelos, hipervigilância, irritabilidade, medo excessivo e pânico, falta de ar, respiração rápida, preocupação excessiva, boca seca, náusea, palpitações, sentimento de tragédia iminente e tremores.
Mania de Saúde – Como o calor pode interferir na ansiedade?
Dr. Leonardo Bacelar – Nos períodos mais quentes do ano, como no verão, as temperaturas mais altas durante o dia fazem com que nosso organismo trabalhe mais no sentido de manter a homeostase (estabilidade das funções de um organismo, garantida por mecanismos fisiológicos e comportamentais), regulando a temperatura corporal e o processo metabólico e dessa forma pode haver uma intensificação dos sintomas da ansiedade e piora do quadro geral de pessoas que apresentam crises ansiosas devido ao estresse provocado pela sensação térmica aumentada e suas consequências como desidratação, sudorese, cansaço, entre outras.
Mania de Saúde – Como podemos nos proteger?
Dr. Leonardo Bacelar –
Evitar andar na rua nas horas mais quentes, manter-se hidratado e ter atenção em relação à alimentação, optar por frutas, legumes e verduras. É importante fazer exercício regularmente, no início ou fim do dia, horários de temperaturas mais amenas, além de prestar atenção aos sinais de alerta do seu corpo como inquietação, fadiga, palpitações, falta de ar, náuseas, insônia e irritabilidade.
Mania de Saúde – Como é o tratamento para a Ansiedade?
Dr. Leonardo Bacelar
– Inicialmente, o transtorno de ansiedade deve ser tratado de acordo com o seu tipo, ou seja, primeiro tem que ser diagnosticado qual o tipo de ansiedade o indivíduo tem, a gravidade do mesmo, se a ansiedade é uma doença específica ou se é um sintoma de outra doença que o acomete, há quanto tempo vem apresentando os sintomas e o mais importante, escutar a sua história e, somente depois, decidir sobre a necessidade de medicamentos e/ou psicoterapias. Atividades como meditação, yoga, mindfulness, exercícios físicos, entre outras ajudam no tratamento e devem ser estimuladas.

Texto produzido em: 29/01/2019