Dra. Cássia Teixeira explica os tratamentos mais indicados para melhorar a estética facial e corporal depois dos excessos do verão

Passadas as férias de verão, o momento é de recuperar o brilho da pele e a saúde do corpo, muitas vezes prejudicados pelos exageros cometidos nas épocas quentes e festivas. A exposição solar excessiva contribui definitivamente para o envelhecimento cutâneo e o agravamento do melasma. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas ou cigarros, tão comum nesse período, intoxica o organismo e aumenta a retenção hídrica, causando inchaços (edemas), falta de energia, cansaço e desânimo. Já as noites passadas nas baladas ocasionam olheiras, rugas finas e pioram a textura da pele, enquanto os excessos alimentares levam à gordura localizada e aumento da celulite. Isso sem falar no famoso efeito sanfona, que causa flacidez, estrias e tanto preocupa as mulheres. 
Mas a boa notícia é que dá para combater esses problemas com uma série de tratamentos estéticos que ajudam a resgatar o peso ideal, recuperar o viço cutâneo perdido nas épocas festivas e também para preparar a pele para os procedimentos específicos do inverno. 


É sobre isso que o Mania de Saúde conversou com a fisioterapeuta Dra. Cássia Teixeira, especialista em Fisioterapia Dermatofuncional e que realiza, em Campos, diversos tratamentos estéticos para garantir aos pacientes uma pele mais bonita e rejuvenescida, como ela mesma explicou a nossa reportagem. “As manchas de pele (melanoses e melasmas), decorrentes da pigmentação cutânea, tendem a voltar ou se intensificar com a exposição ao sol mesmo usando o filtro solar, uma vez que a radiação ultravioleta desencadeia a formação de melanina, ainda que as camadas mais superficiais da pele estejam ‘protegidas’ pelos cremes bloqueadores. Além disso, o mecanismo de formação do melasma é bastante complexo e multifatorial, envolvendo hormônios e sensibilidade cutânea. A acne também aumenta com o uso de filtros de base oleosa e com o aumento da oleosidade cutânea própria desta época do ano. Com o fim do verão, o ideal é procurar o Fisioterapeuta Dermatofuncional e preparar a pele para a realização de peelings ou tratamentos como o microagulhamento, que poderão ser feitos cerca de dois meses depois, com a chegada do inverno”, disse.
Segundo Dra. Cássia, existem muitos outros recursos para recuperar o viço e aprimorar a estética facial e corporal. A pedido do Mania de Saúde, ela listou os procedimentos mais procurados nesta época. Agende uma consulta e renove sua pele!

• Limpeza de Pele Profunda – Elimina as impurezas, poluição e resíduos de maquiagens e filtro solar. Através dela, remove-se o excesso de células mortas, cravos, espinhas e miliuns (bolinhas de sebo sob a pele), desobstruindo, higienizando e recuperando a maciez, o brilho e a vitalidade da pele.

• Microagulhamento com drug delivery – Hora de estimular colágeno e levar para as profundezas da pele ativos capazes de ativar a renovação celular, hidratar, clarear e aumentar a vascularização e oxigenação.

• Peelings – Os bons e velhos químicos que descamam as células mortas das camadas mais superficiais da pele também são capazes de clarear e melhorar textura e viço, ao deixarem visíveis células mais jovens, mais saudáveis e mais profundas da epiderme.
 
Os tratamentos para gordura localizada, flacidez e celulite também são muito procurados e devem ser realizados juntamente aos cuidados com a saúde: atividade física e acompanhamento nutricional.

• Criolipólise – Por meio da utilização de baixas temperaturas, que congelam as células adiposas, a criolipólise é uma ótima opção de tratamento para dar fim à gordura localizada em várias partes do corpo.

• Laser – Realizada com o aparelho mais moderno no mercado, o LightSheer Desire, a depilação à laser é um procedimento que garante enorme eficácia e segurança na remoção dos pelos indesejados.

• Drenagem Linfática – Ideal para melhorar a circulação sanguínea e a retenção de líquidos, ela atua na eliminação de toxinas e os resíduos do organismo. Além disso, contribui para amenizar a celulite.

• Powershape – É uma plataforma multifuncional facial e corporal, com um inovador sistema 6 em 1 que associa um poderoso ultrassom cavitacional, radiofrequência (RF) multipolar, LED e sistema pneumático de endermologia. O calor gerado faz com que as células de gordura sejam quebradas, enquanto as fibras de colágeno se multiplicam.

• FLACI 10 – É um tratamento que consiste em tratar as três camadas da pele. Une equipamentos de alta tecnologia, cosméticos e manual.

• Pós-operatório de cirurgias plásticas – Auxilia na obtenção do melhor resultado para o paciente, sob encaminhamento do cirurgião, com técnicas específicas para cada caso.

 

Texto produzido em 26/01/2018