Em uma pesquisa realizada pelo portal Gazeta Online, no início de janeiro, 6.564 capixabas e turistas escolheram suas praias favoritas em meio a sete categorias, com sete opções cada. Dessas, Guarapari foi a campeã em quatro, tornando-se, portanto, o local preferido da maioria dos entrevistados que curtem o verão no Espírito Santo. 
Entre os fatores apontados pelos internautas estavam não só a beleza das praias do município, como também a variedade delas e a sintonia entre mar e montanha, acrescidas do sossego e da hospitalidade dos munícipes. A arquiteta Isis Carvalho, de Itaúna-MG, concorda com o veredito. “Guarapari é conhecida justamente por unir tantos aspectos diferentes e isso agrada a todos os públicos. A cidade não é tão grande como uma capital, mas possui muitas praias, cada uma com suas características e belezas particulares. Gosto muito das Castanheiras, mas também passo pelas outras, pois todas têm esse mar belíssimo e o seu charme único. Por isso é um lugar tão requisitado no Espírito Santo”, disse.
Segundo a pesquisa, com 39,9% dos votos, a Praia de Setiba foi a grande campeã entre os que preferem redutos calmos para levar a família. A Bacutia, por sua vez, recebeu 34,5% dos votos. No ranking também constaram as Três Praias, com 28,7% dos votos, bem como a Praia do Morro, que, frequentada por turistas de vários lugares do mundo, recebeu 27,3% dos votos. 
As outras praias do município não lideraram o ranking, mas isso não significa, evidentemente, que são menos apreciadas, como afirma a comerciante Thainá Barcelos. “Basta vir para cá nos fins de semana ou mesmo em dias úteis para ver como as praias de Guarapari são bem frequentadas e requisitadas pelo público, não só do Espírito Santo, mas de todos os lugares do país. O movimento é grande em toda a orla e isso é sempre bom, especialmente para nós, comerciantes, que dependemos muito dos turistas. Guarapari é a menina dos olhos para quem curte o verão no estado. É só ir às praias para atestar isso. Quem vê se encanta!”.

Texto produzido em: 23/01/2019