Segurança e confiabilidade. Dois pontos primordiais para quem está pensando em se submeter a uma cirurgia plástica. Antes de pensar no resultado do procedimento é preciso levar em consideração quais serão os profissionais responsáveis, as condições do hospital e a estrutura ofertada antes, durante e pós-cirurgia. Os irmãos e médicos cirurgiões plásticos, Dr. Leonardo e Dr. Rodrigo Guimarães, do Espaço Duo, destacam, ao Mania de Saúde, a importância da sintonia entre médico e paciente.
“Tem que ser uma relação de confiança dos dois lados para que o procedimento seja bem realizado. O paciente precisa conhecer o histórico do cirurgião e o médico necessita de todas as informações do paciente e saber o que ele deseja. A cirurgia plástica não é um produto de supermercado ou um serviço de reparo de um carro. É algo que mexe com a saúde e a vida de qualquer pessoa e, por isso, precisa ser levado muito a sério”, diz Dr. Leonardo.
O primeiro passo, segundo Dr. Rodrigo, é a escolha de um cirurgião que seja cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Para conferir se o médico escolhido para realizar a cirurgia é um membro da sociedade, visite o site www.cirurgiaplastica.org.br. “Antes da operação, o paciente deve ser submetido a uma rotina pré-operatória com médicos de confiança. Como a cirurgia envolve muitos detalhes, tanto antes quanto depois, procuramos tirar todas as dúvidas do paciente em duas ou três consultas, além de solicitar os exames pré-operatório. O paciente tem que se sentir confortável e confiante para realizar a cirurgia”, comenta.


Há cinco anos à frente do Espaço Duo, Dr. Leonardo e Dr. Rodrigo se completam e comandam uma equipe com profissionais gabaritados, que já operaram centenas de pacientes de Campos e região. “É um time que joga redondo. Todos se conhecem e trabalhamos juntos há anos. O fato de dois cirurgiões atuarem em um mesmo procedimento é muito melhor, além de ser mais rápido e também mais seguro”, pondera Dr. Leonardo, revelando ainda novidades para os pacientes que não residem em Campos. “Pensando em maior comodidade e segurança, os pacientes de outros municípios têm condições especiais de acomodação”, ressaltou.
Além das cirurgias plásticas com os irmãos Guimarães, o Espaço Duo oferece uma equipe multidisciplinar com nutricionista, nutróloga, fisioterapeuta, dermatologista e angiologista para otimizar o tratamento e garantir qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Texto produzido em: 15/03/2018