Às vezes, a gente se pergunta onde estamos ou o que nos fez chegar até aqui. Cada etapa que vencemos na vida vem com novos interesses, novas dúvidas e novas responsabilidades. Entretanto, o que nos faz trilhar esses novos caminhos? Qual é chave que abre essas novas portas e permite com que vivenciemos novos desafios? A resposta de tudo está no conhecimento. O conhecimento é a base fundamental e orgânica de tudo. Ele é o instrumento capaz de abrir nossas asas para o mundo, de nos fazer crescer e amadurecer e, por fim, de tornar realidade aquilo que sonhamos.
É impossível falar de conhecimento sem antes falar sobre educação, que é o princípio do interesse e da disciplina essenciais na busca e na constituição do conhecimento.
A educação de um indivíduo, por sua vez, advém de um conjunto de estímulos recebidos desde seu nascimento, sendo eles vindos da família, de experiências pessoais e, principalmente, da escola, que é a instituição social que mais exerce influência na formação de seu senso crítico.
O Sistema Educacional Único exerceu esse papel com excelência, não só na questão pedagógica, mas também em todos os aspectos fundamentais que constituem uma formação de qualidade, advindos do apoio motivacional recebido durante toda minha trajetória nessa instituição, que compreendeu todo meu Ensino Fundamental.
Tenho muito orgulho de ter pertencido a essa escola, que me ofereceu as melhores ferramentas e os melhores profissionais para que eu pudesse conquistar uma vaga bastante concorrida numa renomada instituição federal e militar.
Não é por acaso que a escola vem alçando grandes índices de aprovações em vestibulares, pois um trabalho feito com muito amor e dedicação, como o empenhado por essa escola, não poderia levar a resultados diferentes.
Durante os anos em que passei pelo Único, pude perceber que a instituição não está focada somente em preparar para vestibulares, mas também na consolidação de indivíduos que farão diferença no futuro do nosso país.
Toda a Equipe Único, desde aqueles que zelam pela limpeza e organização da escola até os diretores, sempre me deram muito apoio e as melhores condições para poder alcançar todos os meus objetivos e sonhos. Hoje, sou grato por toda a cobrança que tive, sempre acompanhada pelo empenho de todos os professores, que me mostraram que o conhecimento é algo contínuo, essencial e veemente, o qual devemos sempre buscar ao longo da vida.
O filósofo inglês Thomas Hobbes certa vez disse: “Conhecimento é poder.” Portanto, nós, jovens, sendo o futuro do nosso país, devemos sempre apostar na instituição que nos fornecerá os elementos necessários na consolidação do conhecimento e, dessa forma, permitir que sejamos os autores de nossa própria história.
 
Jean Pedro Dias de Oliveira - 
Um dos alunos aprovados no EPCAr