Referência em educação e também em resultado. É o que podem esperar do Colégio Centro de Estudos - Sistema PH de Ensino. A prova disto é que a escola se acostumou a ver seus alunos conquistando vagas nas principais universidades do país. Um dos casos mais recentes e que mais orgulham professores, diretores e colegas é o de João Vitor Dias Ramos, aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Aos 18 anos e ainda no início da faculdade, João Vitor conta como foi a preparação ao longo do Ensino Médio para conseguir realizar o sonho de cursar uma universidade pública no que sempre quis.
“Minha preparação iniciou já no primeiro ano de Ensino Médio. Sempre busquei levar o que aprendia na escola para casa, sempre tentando evoluir nos aspectos de leitura, resolução de questões e buscando me aprimorar. Começava a estudar logo depois do almoço e só parava quando era noite”, conta, lembrando que durante o Ensino Médio chegou a prestar outros vestibulares. “Prestei vestibular apenas para a UERJ, UFJF e o próprio ENEM. Consegui a nota A na UERJ já no segundo ano, porém optei por não fazer a prova específica. No ENEM consegui um resultado razoável, mas insuficiente para meu objetivo, que era medicina. Contudo, notei uma boa evolução do meu desempenho com as provas. E da UFJF sabia que tinha condições de fazer uma boa prova, porém o primeiro lugar me surpreendeu”.
O sucesso no resultado foi fruto de estudo e dedicação, e, para João, não seria o mesmo sem o apoio dos professores e do suporte do Colégio Centro de Estudos - Sistema PH de Ensino. “Fiz os três anos de Ensino Médio lá. Foi uma verdadeira inserção no mundo do vestibular. Mostrando desde o primeiro ano que era necessário esforço para disputar uma vaga em alto nível. Os materiais da rede e o suporte virtual são diferenciais para o aluno. Posso destacar a maturidade com a qual o sistema trata os alunos, sem iludi-los com a ideia de uma aprovação fácil, mas sim com a possibilidade de aprimorar o conhecimento para conquistar as metas traçadas”, afirma João Vitor, apontando alguns dos diferenciais na reta final de preparação para o vestibular. “Assisti alguns aulões de disciplinas na área biomédica, que era do meu interesse, assim como aprofundei aspectos de redação, que é fundamental em todos os vestibulares”.
Apontado como aluno prodígio por uns e exemplo a ser seguido pelos alunos do Colégio Centro de Estudos por outros, João Vitor ainda dá algumas dicas para quem está vivendo a ansiedade de prestar vestibular em 2018. “Quando se trata do vestibular, duas coisas são muito importantes: a vontade de vencer e os meios para fazê-lo. Um bom aluno pode não progredir o suficiente sem um bom sistema, e vice-versa. Queria destacar que o ensino médio é uma jornada de autoconhecimento. A cada dia você precisa conhecer os seus limites e desafiá-los. O tempo passa para todos e, infelizmente, poucos conseguem alçar grandes voos. Aqueles que buscarem ser melhores a cada novo sol estarão muito mais próximos do sucesso”, finaliza.

Texto produzido em: 17/08/2018