O verão 2019, em Guarapari, trouxe muitas novidades para os turistas. A primeira delas, como conferiu o Mania de Saúde (veja matéria nesta edição) foi a conclusão das obras da Nova Orla do Canal, que modernizaram e aprimoraram a mobilidade e o espaçamento urbano na área central do município. Depois, foi a vez de Guarapari receber um reforço ainda maior na questão da segurança e prosseguir com a realização de shows ao ar livre na Praia do Morro, uma tradição de longa data que tanto agrada os veranistas.
Essas transformações foram bem recebidas por boa parte dos visitantes, mas eles também ressaltaram a necessidade de se observar outros aspectos para que a cidade fique ainda mais aprazível ao público. 
O industriário Moacir Manhães, por exemplo, saiu de Campos para veranear em Guarapari e recebeu a edição de verão do Mania de Saúde na praia das Castanheiras. Ele elogiou a segurança, mas apontou outros elementos que podem ser melhorados para o próximo verão. “Guarapari passou por algumas mudanças nos últimos anos que foram muito bem-vindas, como a nova orla, o calçamento novo, a ciclovia, entre outras coisas. Porém o número de turistas é muito grande. Seria interessante se construíssem mais banheiros pela orla, pois fazem falta em dias de maior movimento. Algumas rampas de acesso à areia também precisam ser melhoradas, porque apresentam grande risco de quedas às crianças e adolescentes. Um trabalho no campo da postura facilmente identificaria esses percalços. Acredito e espero que já estejam atentos a isso”.
A estudante Viviany Muniz também elogiou o policiamento e anseia por mais melhorias, levando-se em conta o número de visitantes que se dirigem para Guarapari no verão. “Em todos os locais é possível avistar o patrulhamento e isso é muito bom para nós, turistas. É possível notar que Guarapari está mais segura, inclusive à noite, momento em que tantas pessoas fazem passeios pela orla. A cidade vem melhorando gradativamente e isso acaba atraindo mais pessoas. É preciso que haja uma preocupação de dar conta de toda essa demanda para que todos curtam o verão com conforto e tranquilidade”, disse Viviany, enquanto recebia o exemplar do Mania de Saúde.
Ela, inclusive, já figurou no jornal há alguns anos, como ela mesma lembra a nossa reportagem. “O Mania de Saúde sempre está nas praias durante o verão e fui entrevistada tempos atrás. Acho muito bom ter um jornal com essa preocupação de ouvir seus leitores e informar ao público o cotidiano das praias. É algo que, sem dúvidas, faz a diferença. Vocês estão de parabéns”.

Texto produzido em: 22/01/2019