As cidades litorâneas que fazem parte da área de abrangência do Mania de Saúde estão se preparando para a estação mais quente do ano. Além da temperatura, o que tende a aquecer também é o movimento do comércio e turismo, fazendo deste período um dos melhores para o faturamento de tais setores. 
Em Macaé, a prefeitura firmou parceria com diversas secretarias reforçando o efetivo de servidores públicos para o trabalho em cachoeiras. O Plano de Ação para o Verão conta com as participações da Secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Ordem Pública (Guarda Municipal e Guarda Ambiental), Mobilidade Urbana, Turismo, Interior e Comunicação, além da Coordenadoria de Posturas que se organizam para realizar ações conjuntas para que o município possa receber grande público de visitantes que procuram a região serrana no período do verão. Outro grupo de secretarias também estará fazendo possíveis ações para a remoção de famílias e demolição de imóveis em áreas de risco: Habitação, Obras, Defesa Civil, Infraestrutura, Desenvolvimento Social.  
A Defesa Civil também está programando o retorno do Projeto Praia para Todos. O projeto Praia para Todos é uma parceria da Prefeitura de Macaé com o Centro de Vida Independente (CVI), teve início em 2015 e já vai para a quarta edição. Durante os domingos de verão e início do outono, cadeirantes e pessoas com limitações físicas podem aproveitar a praia dos Cavaleiros para tomar um banho de mar. Para participar não é preciso fazer inscrição, basta se dirigir ao local do projeto que é realizado no posto 1 da praia dos Cavaleiros. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. O projeto acontece todo domingo das 8h às 14h e é promovido pela Secretaria de Defesa Civil. Seis funcionários da Secretaria de Defesa Civil e voluntários participam da condução do projeto. Eles receberam treinamento para assistir os participantes. Esteiras são montadas na areia para facilitar a chegada das pessoas até o mar. Para a entrada na água, uma cadeira anfíbia com três rodas que flutuam é utilizada. O banho é assistido por profissionais da Defesa Civil.

Texto produzido em: 17/11/2017