Praça Nilo Peçanha, Praça de São Benedito ou ainda Jardim de São Benedito, mas uma só fama: a de ser um ponto de encontro das famílias de Campos e ainda considerada a principal área verde no centro da cidade. Situado em área nobre e palco de diversas atividades físicas e culturais, além de abrigar a sede da Academia Campista de Letras e monumentos como os bustos de José do Patrocínio, José Alexandre Mello, Nilo Peçanha, João Antônio Azevedo Cruz e Gastão Machado, o local é frequentado por diversos públicos em todos os dias da semana. 
A história do hoje Jardim São Benedito é rica em detalhes, a começar pelo nome. Até 1865, o nome oficial era Praça Municipal e a alteração ocorreu quando a Igreja de São Benedito começou a ser construída. Em 1851, o Barão de São João da Barra cedeu uma propriedade para ser demolida e facilitar o novo traçado da praça. Em 1904 aconteceu a mudança do nome para Praça Nilo Peçanha, sendo ajardinada e com a Escola Wenceslau Braz ao centro, que hoje é sede da Academia Campista de Letras. 
Apesar da importância histórica e cultural do Jardim São Benedito para Campos, o local ultimamente tem se tornado um polo esportivo para atletas amadores das mais variadas modalidades. Na parte interna, há espaços para quem gosta de praticar musculação, há quadras para prática de futsal, basquete e outros. Ainda há uma quadra de areia em que os visitantes se revezam entre vôlei e futevôlei, além de treino funcional. Do lado de fora, o predomínio é de quem é adepto da corrida de rua ou até mesmo de uma caminhada mais leve.
“O Jardim São Benedito é a única área ao ar livre da cidade que podemos praticar alguma atividade física. Até estão fechando um trecho da avenida Arthur Bernardes aos domingos para a população se exercitar, mas durante a semana só aqui mesmo ou então ter que me arriscar pela ciclovia da 28 de março ou da própria Arthur Bernardes”, comenta a auxiliar de escritório Vanessa Nunes, que corre ao redor do Jardim São Benedito sempre que pode.
Além das atividades físicas tradicionais, o Jardim São Benedito serve também como ponto de encontro de várias tribos. O Mania de Saúde já trouxe em suas páginas uma série de reportagens em que o local foi palco de eventos esportivos, como um encontro internacional de capoeira, no final de 2016. A Prefeitura de Campos também utiliza o Jardim São Benedito para festas temáticas, como Dia das Crianças e outras celebrações.

Texto produzido em: 18/04/2018