Sobre o Curso

Curso com duração de 6 meses e conteúdo 100% a distância, acesso plataforma com vídeo aulas gravadas e fóruns de discussão. 

Investimento: Matrícula (R$ 100,00) realizada pelo site  + 5 parcelas de R$ 100,00 enviadas por boleto.

Carga Horária: 100horas + horas de estágio (opcional)

 

Habilidade e ou Competência de Destaque: 

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de saber atuar como mediador escolar  compreendendo a inclusão como ação que respeita as diferenças individuais e que seus princípios partem das potencialidades do sujeito.

Ementa: 

Papel do mediador no processo de inclusão, politicas publicas, aspectos éticos na escola, desenvolvimento da linguagem e etapas do desenvolvimento, caracterização dos principias transtornos (autismo, TDAH, dislexia, síndrome de Down, deficiência visual, deficiência auditiva, apraxia de fala e dificuldades de aprendizagem) psicomotricidade na escola, neurociências aplicada a aprendizagem, o brincar como ferramenta para o desenvolvimento na escola, adaptação curricular, entendendo comportamentos problema na escola, construção de material adaptado, jogos matemáticos, consciência fonológica e alfabetização.

Metodologia de Ensino a Aprendizagem:

A metodologia de ensino é elaborada a partir da percepção dos alunos, de forma integradora e colaborativa, criando "comunidades de aprendizagem", possibilitando uma interação entre alunos, professores e coordenador. A proposta de aprendizagem integral e centrada no aluno, conduzindo o aprender a aprender, pesquisar, selecionar e sintetizar informações, descobrindo como e onde localizar respostas e soluções aos problemas propostos. A construção de uma autonomia para entender, transformar e apresentar ideias.

Objetivos

Geral

Entender a atuação do mediador escolar no processo de inclusão.

Específicos:

Entender o papel do mediador escolar;

Conhecer as  principais leis e politicas publicas;

Entender como alterações no desenvolvimento da linguagem e das etapas do desenvolvimento podem impactar no processo de aprendizagem;

Facilitar o desenvolvimento, no âmbito educacional, de indivíduos com necessidades especiais, entendendo suas potencialidades e utilizando as mesmas para desenvolver as áreas de maior dificuldade;

Identificar as diferenças individuais e a via de aprendizagem para os diferentes perfis de alunos, criando adaptações curriculares, nas atividades, nos ambientes e promovendo recursos e adaptando as ações para acomodar e facilitar a interação e o aprendizado;

Entender os processos neurológicos envolvidos na aprendizagem;

Aprender a construir materiais adaptados assim como utilizar o brincar com ferramenta de desenvolvimento;

Entender a causa de comportamentos problema e aprender a organiza-los no ambiente escolar.

Justificativa: Nos últimos anos aconteceu um grande aumento do número de casos de indivíduos com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, esse movimento foi percebido de forma intensa no ambiente escolar, onde as diferenças individuais, associadas a essas dificuldades impactam o processo de aprendizagem e de socialização. Devido a esse aumento foram sendo desenvolvidas leis e politicas para incluir essas pessoas com necessidades especiais em ambientes de ensino/aprendizagem. Para oferecer um programa de aprendizado eficiente é necessário conhecimento teórico, técnico e metodológico, para saber o que fazer frente a cada necessidade. Incluir não é somente colocar o aluno em uma turma com as mesmas condições dos outros, é dar recursos e possibilidades de buscar o melhor deles. Esse curso oferece a base para que os profissionais tenham condições de adaptarem o programa aos diferentes tipos de alunos. Para isso surgiu o profissional mediador escolar, indispensável na maioria dos casos, sendo necessário treinamento adequando desse profissional para assegurar que o individuo esteja de fato incluído.

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