Ela é conhecida, em seu meio, como a artista da odontologia estética. Mas não poderia ser diferente. Dra. Lussara Manhães é um exemplo de uma vida dedicada a elevar a odontologia de Campos a um grau de excelência e a transformar os sorrisos de seus pacientes em verdadeiras obras de arte.
Para isso, ela se formou, há 23 anos, na Faculdade de Odontologia de Campos e, dois anos depois, ingressou no mestrado em Dentística (Estética), na USP de Bauru. Após dois anos e meio, defendeu sua dissertação de mestrado e foi para São Paulo, onde cursou o doutorado também em Dentística, na USP.
No ano de 2003, voltou a Campos para lecionar na FOC. Desde então, vem lapidando os sorrisos dos pacientes que a procuram para aprimorar a estética bucal, tendo a excelência como mola motriz de sua atividade. Por essa razão é que, além do mestrado e do doutorado em Dentística, Dra. Lussara especializou-se também em Prótese Dentária e em Implantodontia, como forma de oferecer um tratamento ainda mais completo aos seus pacientes.
Ela contou, ao Mania de Saúde, como a experiência acadêmica e a prática profissional norteiam sua trajetória. “Desde que voltei para Campos, após a conclusão do mestrado e do doutorado na USP, comecei a dar aula e a clinicar ao mesmo tempo, mas sempre me especializando para oferecer o melhor aos meus pacientes. Por isso é que estou sempre antenada a todas as técnicas e tecnologias capazes de melhorar a odontologia estética”, disse.
Em sua clínica, por exemplo, Dra. Lussara desenha os sorrisos dos pacientes primeiro virtualmente, através de um programa de computador que faz o chamado planejamento digital. “Este desenho serve de referência para o laboratório de prótese dentária confeccionar as lentes e facetas em porcelana, o que aprimorou bastante o trabalho”, comenta ela, que recentemente adquiriu também um sensor para realizar radiografias digitais em sua clínica e, assim, otimizar o tempo e a qualidade dos diagnósticos.
Essa preocupação se alia ao conceito de odontologia multidisciplinar adotado por ela na clínica, onde todas as especialidades interagem para oferecer o que há de melhor para a estética e a saúde bucal dos pacientes, reunindo, assim, profissionais de ortodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia plástica periodontal, entre outros.
Além disso, Dra. Lussara ministra cursos de pós-graduação há 8 anos na ABO Campos e já formou mais de 50 alunos. Ela está com cursos agendados para ministrar em Macaé, Niterói e Cachoeiro, onde pretende levar toda sua expertise e experiência em odontologia estética para a classe odontológica.
Mas esse ímpeto de difundir o conhecimento também se encontra em sua clínica, localizada no Medical Center (sala 610), no Centro de Campos. É lá que ela inaugura, este mês, um espaço totalmente planejado para o ensino e treinamento de profissionais que desejam atingir a excelência em seus trabalhos, tanto em odontologia estética, quanto em outras áreas: a Insight Imersões em Odontologia, que irá sediar cursos Hands On (treinamento manual), com demonstrativos de casos clínicos ao vivo em várias especialidades da odontologia.
O primeiro curso acontecerá nos dias 20 e 21 de julho. Dra. Lussara vai ministrar o protocolo completo para lentes de contato, desde o planejamento até a cimentação, tendo ainda um diferencial: a tecnologia digital no escaneamento e confecção CAD CAM (computadorizada) das peças. “É a tecnologia de ponta a serviço da odontologia estética ao alcance dos pacientes e profissionais em nossa cidade. Os alunos deste curso serão habilitados a construir sorrisos com lentes e facetas cerâmicas com a excelência e tecnologia padrão ouro”, revelou ela. “A Insight Imersões pretende, também, trazer outros professores renomados para dar treinamentos nas mais diferentes especialidades. A ideia é virar um centro de cursos, visando sempre a excelência da odontologia em nossa região”.

Texto produzido em: 25/06/2018