A odontologia é uma área que não para de crescer. Justamente por isso, os cirurgiões dentistas precisam estar sempre se atualizando, seja para descobrir novas técnicas em sua especialidade, seja para se inteirar sobre os materiais que despontam no mercado. Mas acompanhar todo esse ritmo de inovações não é uma tarefa fácil. A maioria dos cursos demanda tempo e exige uma logística muitas vezes incompatível com a rotina de grande parte dos profissionais.
Atenta a essa realidade, a cirurgiã dentista Dra. Lussara Manhães está proporcionando uma grande oportunidade para profissionais da região se atualizarem de forma rápida, prática e sem transtornos de agenda. Para isso, Dra. Lussara, que tem mestrado e doutorado em dentística pela USP, além de ser especialista em Prótese Dentária e em Implantodontia, percorrerá alguns municípios realizando cursos de capacitação para dentistas, que podem aprimorar seu trabalho com o que há de mais moderno na área, como ela mesma conta ao Mania de Saúde.
“A ideia é oferecer uma capacitação para profissionais que, muitas vezes, residem em lugares onde não há muitas opções de aprimoramento. Em outubro, haverá um curso de resinas em Cachoeiro do Itapemirim, nos dias 26 e 27, cujas inscrições já até se esgotaram. E, para novembro, está agendado um curso de laminados cerâmicos em Macaé, no dia 24, bem como em Itaperuna, no dia 30, ambos com inscrições abertas. Isso é muito interessante porque facilita a vida dos profissionais desses municípios. Em um ou dois dias eles se capacitam e já aprimoram sua rotina de consultório”, diz Dra. Lussara, que tem vasta experiência no ensino, pois é docente da Faculdade de Odontologia de Campos e também da ABO Campos, onde ministra cursos de pós-graduação há 8 anos. “Essas atualizações beneficiam em muito a área, porque os dentistas aprendem novas técnicas, descobrem novos materiais e quem sai ganhando é o público, que terá acesso a tratamentos capazes de melhorar ainda mais sua saúde e sua estética bucal”, acrescentou a dentista, que também irá a Niterói este ano participar de um curso como professora.
Mas a missão de ensinar não para por aí. Dra. Lussara conta que, em 2019, pretende expandir o leque de cursos. “Quero incluir também o curso de prótese sobre implante, de reabilitação e de dentes manchados. Todas essas capacitações servem tanto para quem está estabelecido na área, quanto para quem está saindo agora da faculdade. Há também uma grande procura por parte de profissionais que estavam parados, precisando se atualizar para voltar à ativa. A demanda por conhecimento é muito grande. Até porque ninguém quer ficar para trás”, frisou. 
Outro serviço pioneiro que também está beneficiando os dentistas é a consultoria odontológica. Nele, Dra. Lussara oferece uma capacitação on demand. Ela explica como funciona. “Na consultoria, o profissional me passa as suas próprias demandas e aponta aquilo que precisa aprender, de acordo com as minhas especialidades. Trata-se de um ensino personalizado. O dentista pode, por exemplo, se atualizar em relação a resinas, aprender faceta e, no outro dia, prótese sobre implante. Ele vem para o meu consultório, fica um ou dois dias aqui e terá toda a prática necessária, contando com todo o suporte de material e até mesmo de bibliografia, pois tenho tudo aqui. Ele não precisa trazer nada! É uma excelente oportunidade para os dentistas se especializarem de forma rápida e prática”.
Por falar em dentistas, Dra. Lussara parabeniza a classe pelo seu dia, comemorado em 25 de outubro. “A odontologia é uma profissão dificílima. Imagine o que é você, dentro de uma cavidade escura, cheia de saliva, fazer um trabalho minucioso, milimétrico, preciso e ainda evitando que o paciente sinta dor? Não é para qualquer um. É preciso ter mãos de artista! Por isso saúdo a todos os profissionais por essa profissão tão bela e que, a cada dia, transforma a vida das pessoas”, finalizou.

Texto produzido em: 21/09/2018