Também conhecida como a Técnica da Barriga Negativa ou Ginástica Abdominal Hipopressiva, trata-se de um método que tonifica e reduz medidas, diminuindo as pressões sobre a cavidade abdominal e pélvica. Com a prática do LPF, é possível conseguir uma ativação involuntária da musculatura do pavimento pélvico e da faixa abdominal, sendo muito utilizado para uma melhora notável da postura.
Quem nos conta mais sobre o assunto é a fisioterapeuta Nathália Miranda, licenciada nível 1 e 2 no Low Pressure Fitness, do Ativa Pilates. “A técnica espanhola veio para o Brasil melhorando o aspecto do abdômen e promovendo a redução de medidas. O LPF vai muito além da estética corporal, pois visa também a saúde e possui vários benefícios, tais como: eliminação de dores, melhora da capacidade cardiorrespiratória, melhora da hérnia de hiato, melhora da postura, trata diástase abdominal, excelente para o retorno do abdômen pós-parto, reposicionamento de órgãos internos, trata a incontinência urinária, melhora a performance do atleta, melhora da circulação, melhora do funcionamento do intestino, além da redução de 8 a 12 cm de circunferência abdominal”, exemplificou. 
A fisioterapeuta dá mais detalhes do processo. “O trabalho consiste em postura, trabalho respiratório e vácuo de abdômen, diminuindo as pressões da parede abdominal, trabalhando músculos profundos e fazendo a tonificação do músculo abdominal e do assoalho pélvico. A aula de Low Pressure Fitness, que é a nova ginástica abdominal, tem duração de 30 minutos, sendo feitas 12 sessões para obter os resultados e tempo necessário para acontecer a reprogramação corporal e neural. Após 12 sessões fazemos uma reavaliação para verificar os resultados e incluir o LPF na rotina, sendo um excelente recurso para pré e pós-treino”.
O estúdio do Ativa Pilates funciona no Edifício Platinum, na Rua Voluntários da Pátria, 500, sala 705. O atendimento funciona de segunda a sexta feira, a partir das 7h, e aos sábados, de 9h ao meio-dia. Quem quiser mais informações, pode entrar em contato e marcar uma aula experimental pelo telefone: (22) 998323888

Texto produzido em: 26/01/2018