O Pilates não para de evoluir em Campos. Um exemplo está na Clínica Harmony, localizada à Rua Barão da Lagoa Dourada, 242, que tem feito um importante e exclusivo trabalho com o Hidropilates, ampliando seu leque de opções para oferecer uma maior qualidade de vida aos pacientes.
A fisioterapeuta Marcela Santos, especialista em Hidropilates, explicou a novidade ao Mania de Saúde. “O Hidropilates é uma prática relativamente nova. A proposta é levar, para a piscina, os benefícios do Pilates convencional, mas trazendo alguns diferenciais. A começar pela água, que é aquecida entre 32 e 33 graus. Isso ajuda a relaxar a musculatura e auxilia diretamente na flexibilidade. Qualquer pessoa, então, pode fazer o Hidropilates, porque o impacto na água é muito baixo e os benefícios são enormes. O idoso, por exemplo, adere ao Hidropilates com muita facilidade”, disse Marcela.
Ela revela como o público em geral pode se beneficiar dessa prática. “Tem pessoas, por exemplo, que não se adaptam bem ao Pilates convencional ou buscam uma atividade para emagrecer. O Hidropilates é uma excelente opção para elas, pois, além do trabalho com as molas, a gente tem uma bicicleta dentro d’água e associa tudo isso a alguns exercícios no Jump, dependendo do paciente. Isso permite unir tanto a parte aeróbica quanto a questão da respiração, alongamento e fortalecimento do core (conjunto de músculos essenciais para a estabilização e o fortalecimento da coluna vertebral, responsável pela sustentação do nosso corpo). Porque o Hidropilates, na verdade, é um plus do Pilates. Ele reúne todos os benefícios da prática convencional e associa a parte aeróbica, de forma prazerosa e relaxante. E, por ser na água, proporciona ainda um outro grande benefício: a drenagem linfática natural, que ajuda a combater o inchaço e a celulite, por exemplo. É um recurso muito interessante para a pessoa que quer emagrecer, além de ser muito bem indicado para gestantes. A única restrição seria para um cardiopata que não esteja com sua patologia controlada ou pessoas com crise de labirintite. A gente pede para sempre estar procurando o médico para a devida avaliação”.
Nas sessões de Hidropilates, Marcela fica o tempo todo na água junto com os pacientes, dando orientações e corrigindo posturas. Ela ressalta que, além dessa proximidade ser necessária para obter um bom resultado, há toda uma preocupação da clínica com o bem-estar dos praticantes. “Nossa intenção é cuidar do paciente. A piscina, além de aquecida, é coberta e livre de cloro, o que é um grande diferencial. E as pessoas gostam do Hidropilates. É uma atividade muito prazerosa. Além de cuidar da saúde, ele faz com que as pessoas se socializem e criem vínculos entre elas. A Harmony tem tido exclusividade ao oferecer essa prática de maneira tão completa e especializada em Campos”, frisou.
Proprietária da Harmony, a fisioterapeuta Dra. Cecilia Siqueira ressaltou o pioneirismo da clínica em apostar nessa modalidade. “O Hidropilates é um adicional que a gente está oferecendo aos nossos pacientes e ao público em geral. Quem tiver interesse pode fazer uma aula experimental para sentir os benefícios dessa prática, que veio somar ao trabalho já realizado pela clínica”, diz Dra. Cecilia. “O que eu prezo, sempre, é trazer novidades para o nosso público, mas com muita qualidade, reunindo profissionais experientes e qualificados, com o objetivo de unir todas as áreas da saúde para oferecer o melhor ao nosso paciente. Essa é a maior missão da clínica e o Hidropilates veio somar muito bem a esse propósito”, finalizou.
Que tal conhecer? 

Texto produzido em: 23/06/2018