Entrevistas

Livro

Em nome dos pais

Quem pega pela primeira vez nas mãos o livro “Em nome dos pais”, do jornalista Matheus Leitão, provavelmente não tem ideia do peso e da relevância da obra. Mas aqueles que leram reconhecem, nela, um dos grandes feitos do jornalismo brasileiro deste século.  Não era para menos. Matheus fez, no livro, uma verdadeira radiografia da geração de seus pais (os... (continua)

Whatsapp image 2017 05 27 at 15.36.38

Conhecendo o Hare Krishna

Uma das características do Mania de Saúde ao longo desses 26 anos sempre foi buscar uma grande variedade de temas e assuntos que possam despertar a curiosidade de nossos leitores. Nesta edição comemorativa, nossa reportagem conversou com o Mestre Marcelino Moreira Magalhães, cujo nome espiritual é Murli krishna Dasa sobre o movimento Hare Krishna, que possui em Campos um Centro Cultural... (continua)

Img 8795

A tonteria de Letícia Sabatella

Nossa reportagem aguardava ansiosa pela chegada de Letícia Sabatella ao teatro do Sesi, em Campos. Enquanto a atriz e cantora gravava uma pequena entrevista para o jornal da noite, pudemos acompanhar uma “canja” do que seria o show da Caravana Tonteria. Acompanhada por dois excelentes músicos (Paulo Braga e Fernando Alves Pinto), Letícia cantou um trechinho de “O sentido da vida”,... (continua)

Andrea materia

Entrevista com Andréa Muniz

Quando Sylvio Muniz começou a distribuir os primeiros exemplares do Mania de Saúde, no início de junho de 1991, talvez não imaginasse aonde o jornal iria chegar. Mas uma coisa ele tinha certeza: eram novos tempos para Campos e região. Afinal, o Brasil respirava democracia e, mesmo com os problemas econômicos, havia um clima de grandes esperanças para quem pensava a longo prazo.... (continua)

Lira neto 2

Essa história dá samba...

Depois que Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling escreveram uma biografia sobre o Brasil, não causa mais tanta surpresa um livro que trate de temas históricos (e amplos) como se fossem um personagem de carne e osso. A exceção parece ser o jornalista Lira Neto, com  “Uma história do Samba – As origens”.  A obra, que despontou no mercado editorial este ano,... (continua)

Dr. paulo

A medicina em sua essência

Na edição passada, o Mania de Saúde publicou uma entrevista com o Dr. Thiago Cherem Morelli, de Florianópolis, que causou grande repercussão entre os leitores. Nela, Thiago deu exemplos de empatia com os pacientes e fez um alerta para a necessidade de termos uma medicina efetivamente humanizada, cuja maior expressão está na saúde da família.  É essa... (continua)

Img 4557

O Novo Mundo de Daniel Rangel

Nascido em Campos, o ator Daniel Rangel fez sua estreia na TV recentemente, no papel de Dom Miguel, em Novo Mundo, novela das 18hs da Rede Globo. Mas a paixão pela arte de atuar começou bem antes na vida do jovem, que bateu um papo com a reportagem do Mania de Saúde, onde falou sobre a experiência na novela e os planos para a carreira.  Mania de Saúde − Em que momento da vida... (continua)

Thiago

Muito além da saúde

No dia 10 do mês passado, Thiago Cherem Morelli, médico de Florianópolis, Santa Catarina, publicou um relato comovente no Facebook. Ele descreveu o atendimento a uma senhora que não sabia mais o que fazer para controlar a pressão arterial. Ela já estava usando quatro classes de anti-hipertensivos, jurava não se exceder no sal e queria um encaminhamento ao cardiologista. Thiago,... (continua)

Sr bel pedrosa 3

Viva a língua brasileira!

O idioma de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade nunca foi tão utilizado. Se até poucas décadas atrás os jovens lidavam com a escrita apenas em sala de aula, hoje eles passam o dia inteiro digitando e interagindo nas redes sociais – para não falar dos inúmeros brasileiros que precisam dominar a língua portuguesa no trabalho. Isso não significa que ela esteja... (continua)

Banda

Uma viagem na Infinita Highway

No ano passado, as livrarias brasileiras receberam uma obra que faltava nas estantes dedicadas ao rock nacional: “Infinita Highway - Uma Carona Com Os Engenheiros do Hawaii” (Ed. Belas Letras), de Alexandre Lucchese. Com ela, o jornalista paranaense preencheu uma lacuna sentida há muito tempo pelos que apreciam o trabalho do grupo e do seu líder, Humberto Gessinger.  Afinal, desde os anos 1980, o... (continua)