Sylvio Muniz

Sylvio Muniz

Fundador e jornalista responsável pelo Jornal Mania de Saúde - Registro no Serviço de Profissões Regulamentadas sob nº 0035118/RJ, cart. MTb – SP/SP. É Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil.

Minha primeira vez que não esquecerei

Que o trânsito, em todas áreas urbanas, está uma loucura não é novidade e nem segredo para ninguém, principalmente nas cidades com mais de 100 mil habitantes consideradas polos geoeconômicos estratégicos da importância de Campos e Macaé, no Norte Fluminense, e de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Parece que, nesta selva de pedra, todos são predadores do... (continua)

O bacalhau, o jornalista e a moral

Quem tem visto cabeça de bacalhau por aí? Poucos privilegiados tiveram a experiência de ver a cabeça do bacalhau exposta à venda, já salgado, especialmente nos dias atuais, onde as novas armas mercadológicas investem em soluções tecnologicamente viáveis para o aproveitamento que vai desde as partes mais nobres como o lombo, até o cozimento da pele,... (continua)

O meu amor é dimaior

Repetindo a velha e desgastada fórmula da receita de economia, governos federal, estadual ou municipal, cortam, sem nenhum pudor e generosamente a verba destinada à educação, justamente no momento em que a criminalidade infanto juvenil atinge patamares dos mais preocupantes no seio da sociedade brasileira. Não que apenas essa medida pudesse apagar de sua personalidade os traumas vivenciados... (continua)

Meu cartão de crédito, é uma navalha ...

Eu sempre me posiciono ao lado dos otimistas observadores quando o assunto é economia, até porque não sou da área, mas apenas um produtor convicto de que a força do trabalho honesto neste país sempre nos fez sair das piores crises já instaladas, como as que surgiram a partir de 1945, quando vim ao mundo. E foram muitas, mas jamais tão imorais e cínicas quanto essas, que... (continua)

2016 será um ano mais feliz. Eu acredito!

 Estamos chegando à primeira edição do ano de 2016, antecipada em sua circulação para nos permitir, mais uma vez, as férias coletivas tão ansiadas e merecidas por nossa equipe de trabalho e alguns prestadores liberais de serviço em várias áreas do jornal. Em mais de 40 anos de profissão e 25 somente dedicados ao Jornal Mania de Saúde, desde a... (continua)

Em UTI, medalha de ouro é alta!

Plim, prom, plim... Plim, prom, plim... Plim, prom, plim...   A grosseira reprodução sonora que tento fazer acima, não se trata de plágio ao início de qualquer seleção de acordes perfeitos de uma sinfonia de Amadeus Mozart, por exemplo, mas do som característico das máquinas que monitoram a esperança de vida dos pacientes que passam, em algum momento de... (continua)

Eles merecem, sim, todas as comemorações

O ano de 2015, que está prestes a terminar, trouxe sabores desagradáveis a muitos brasileiros, sobretudo no campo político e econômico, mas, para a nossa região (e para o Mania de Saúde), algumas boas surpresas nos reservou. Elas foram lembradas, com propriedade, por muitos profissionais durante as comemorações em torno do Dia do Médico, no mês passado. A primeira... (continua)

Desculpe, não trouxe o seu presente

“Não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizeres”  - Voltaire As vinte e cinco edições anuais em que o nosso jornal homenageia os profissionais da saúde e educação, a cada mês de Outubro, nos deram uma extraordinária experiência, notadamente junto à classe médica, responsável pela iniciativa... (continua)

A impressão é que todas estão no mesmo saco

Quando insisto em falar, neste espaço, de bom jornalismo como meta fundamental para o exercício profissional na área da comunicação, pode parecer que estou exaltando qualidades da nossa redação no processo de apuração e confecção dos textos. Ledo engano. Não estou advogando em causa própria. Estou, sim, preocupado com a prática... (continua)

Um encontro celestial

Inicio esse texto, cuja vinheta me permite escrever na primeira pessoa do singular e sobre outras que posso pluralizar para compô-lo (dessa vez com saudades no coração), para relembrar fatos que tiveram o seu início em 2001. Vivíamos, naquele ano, a primeira década de vida do Mania de Saúde e vibramos muito com a notícia que, na Fundação São... (continua)