Adriano Ferraiouli

Adriano Ferraiouli

Adriano Ferraiouli é Bacharel em Belas Artes pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, Extensão em Literatura, Memória Cultural e Sociedade - IFF Instituto Federal Fluminense, Pós Graduado em Ensino Superior de Arquitetura - UNIFLU, Mestre em Cognição e Linguagem - UENF Universidade Federal Fluminense / Professor de ARTES do IFF - Instituto Federal Fluminense e colunista/colaborador do Jornal Mania de Saúde.

Urban Sketching III

Uma das fortes vertentes do Urban Sketch vem sendo sua aplicação no meio acadêmico educacional. Reforçando o ensino do desenho de observação e da percepção dos estudantes envolvidos, abaixo transcrevo parte um resumo acadêmico desenvolvido em parceria com uma bolsista de ensino e apresentado como comunicação oral em recente evento... (continua)

Urban Sketching I

Fenômeno mundial, o Urban Sketching ganha dia a dia novos adeptos ao redor do Mundo. Em suas principais capitais vem mobilizando enormes contingentes de pessoas e grupos de interesse comum. Na verdade o Urban Sketching nada mais é do que um registro gráfico espontâneo, geralmente feito a lápis, caneta nankin ou aquarela, realizado presencialmente diante de uma paisagem urbana específica,... (continua)

Machu Picchu

Terminando a tríade peruana, não poderia deixar de incluir o ponto alto da viagem, uma das sete maravilhas do Mundo Moderno e patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade “achada” dos Incas: Machu Picchu. Sim, achada. Pois só foi descoberta em 1911, também denominada no idioma local de “velha montanha”, localizada a 2400 metros de altitude no vale do rio Urubamba. Visitar... (continua)

Cusco

Capital do Império Inca, a cidade de Cusco assim como Lima, é mais do que uma porta de entrada ou simples passagem obrigatória para conhecer a cidade perdida de Machu Pichu. Uma visita rápida a seu centro histórico permite visualizar toda a exuberância e riqueza do que foi a arquitetura e cultura Inca devastada em 1532 pelo famigerado conquistador espanhol Francisco Pizarro. Seu povo... (continua)

Lima

Lima, a capital do Peru banhada pelo Pacífico apresentou-se neste junho passado, sempre nublada, com um frio intenso e de trânsito pra lá de caótico. Com população estimada em 9 milhões de pessoas, é considerada a capital gastronômica da América do Sul, sendo a quinta área metropolitana mais populosa da América Latina.  Fica evidente que suas... (continua)

Fica a saudade

Bem me lembro ainda estudante nos idos finais dos anos 90, durante uma greve em minha querida Universidade Federal de Minas Gerais, de procurar sem qualquer conhecimento e sem nenhuma indicação o diretor do Jornal Mania de Saúde para oferecer meus serviços como aspirante a cartunista e chargista.  Logo na chegada deparei-me com um sujeito vistoso, sério, bem vestido, se não me... (continua)

Museu do Amanhã

Em recente visita técnica à cidade do Rio de Janeiro, acompanhando os alunos do primeiro e segundo período do curso de Arquitetura e Urbanismo do IIF – Instituto Federal Fluminense, conferimos, entre outras atrações culturais da cidade Maravilhosa, o recém-inaugurado Museu do Amanhã. Localizado na Praça Mauá, de frente para a majestosa Baía de Guanabara,... (continua)

Vivemos um Brasil Maquiavélico?

A obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, apresenta-se Clássica. Diria até atemporal, afinal, analisando o “pequeno volume” percebemos que pouca coisa mudou de quinhentos anos atrás para hoje, 2016. Principalmente no que diz respeito à manipulação de massa, o povo continua ainda sendo manejado por políticas de ideologia “maquiavélica”.... (continua)

Afinal, o que é ser criativo?

Muito se fala hoje em dia no profissional criativo, na necessidade de soluções criativas no ensino e no universo profissional, mas, será que sabemos realmente o que seja e do que realmente trata a criatividade?  Em busca de categorizações que vão além da definição do fenômeno criatividade, encontramos apoio em autores que em seus modelos teóricos e... (continua)

Educação humanizadora

A educação tem sido a forma utilizada para que cada indivíduo encontre em si mesmo os seus verdadeiros valores e realize-os em sua vida, afetando, assim, a vida coletiva. O objetivo da educação é, acima de tudo, educar a pessoa para a vida em comunidade não simplesmente conformando-a, condicionando-a, mas permitindo que ela atinja, através do exercício da liberdade, um... (continua)